Deficiente-Fórum

..:: Deficiente-Forum - Modalidades Desportivas ::.. Responsável: Fisgas => Basquetebol em cadeira de rodas e pessoas com deficiência intelectual => Tópico iniciado por: Fisgas em 28/06/2011, 19:03

Título: [Angola] Basquetebol sobre rodas junta centena de atletas
Enviado por: Fisgas em 28/06/2011, 19:03
Basquetebol sobre rodas junta centena de atletas

(http://imgs.sapo.pt/jornaldeangola/img/thumb2/20110628124717basquetebol_sobre.jpg)
 
Despique promete ser muito animado  Fotografia: Jornal de Angola



O campeonato nacional de basquetebol em cadeira de rodas decorre de 1 a 10 de Julho, no pavilhão Anexo I do Complexo da Cidadela, em Luanda.
A reunião técnica do campeonato tem lugar na próxima quinta-feira, às 10h00, no Comité Paralímpico Angolano (CPA), situado no Complexo da Cidadela. No período da tarde, a organização vai proceder à classificação médica e desportiva dos atletas estreantes na prova.
De acordo com Lino Chimuco, coordenador da prova, a avaliação dos restantes jogadores é feita no decorrer da competição. As equipas começam a chegar esta manhã a Luanda.

Lino Chimuco informou que cada caravana desportiva deve ser composta por 12 atletas, dois técnicos e um dirigente, cujas despesas de alimentação e alojamento são suportadas pelo Comité Paralímpico Angolano. As delegações ficam alojadas no Centro Profissional de Reabilitação Física de Viana.
A prova, que conta com a participação de 15 equipas, vai ser repartida em duas séries.
 Misto de Cabinda, Complexo da Cidadela, Centro Elavoko da Huíla, Misto do Kwanza-Sul, Moxico, Huambo, Cabinda B e Benguela compõem a série A. A série B é constituída pelo Centro Profissional de Reabilitação de Viana, Misto de Luanda, Bié, Malange, Lunda-Sul, Kuando-Kubango e Uíge.   
A série A é composta pelas oito melhores classificadas da última edição do campeonato, disputada em 2010, na cidade de Benguela.


Na primeira fase, as equipas das duas séries disputam a prova no sistema de todos contra todos a uma volta. Depois, os quatro primeiros da série A jogam no sistema cruzado para se apurar o finalista, enquanto o sétimo e oitavo classificados descem de escalão.
Na série B, os dois primeiros ascendem ao escalão principal para a próxima temporada desportiva.   
O misto de Cabinda “A” é o actual campeão nacional de basquetebol em cadeiras de rodas.



http://jornaldeangola.sapo.ao/16/32/basquetebol_sobre_rodas_junta_centena_de_atletas (http://jornaldeangola.sapo.ao/16/32/basquetebol_sobre_rodas_junta_centena_de_atletas)