Acadêmicos do Design da FAE criam camiseta para o time de basquete da ADAU
Uniforme será inaugurado em uma partida de basquete que contará com a presença dos estudantes
lay out das camisetas respeita necessidades dos jogadores
Os acadêmicos do curso de Design da Faculdade Anglicana de Erechim criaram e desenvolveram o projeto para a nova camiseta do time de basquete de cadeirantes da ADAU (Associação dos Deficientes do Alto Uruguai). Antes de iniciarem o projeto os acadêmicos foram conhecer a realidade dos jogadores do time. Participaram de um jogo de basquete com os cadeirantes, num jogo de igual para igual, onde todos deveriam estar nas cadeiras de rodas. A pesquisa de campo com as observações dos alunos sugeriu um modelo de camiseta adequado para a prática esportiva dos cadeirantes. Esse primeiro contato proporcionou uma troca de informações, quando os acadêmicos puderam conhecer bem o seu “cliente”.
De acordo com o coordenador do curso de Design da FAE, José Paulo Medeiros da Silva, o modelo do tipo regata, foi desenhado de forma mais cavada embaixo dos braços para facilitar a movimentação. Além disso, as informações como o nome dos jogadores que consta atrás da camiseta foi colocado mais acima do que o normal, para facilitar a visualização, em função do encosto da cadeira de rodas.
Jogadores opinaram sobre os projetos, em uma conversa junto com os acadêmicosCom supervisão dos professores do curso de Design, os acadêmicos desenvolveram várias propostas de camisetas, com diversas cores e símbolos. Depois disso, em uma reunião as propostas foram apresentadas para a ADAU que escolheu o modelo que mais agradou e que ia de encontro com as suas expectativas e necessidades.
Coordenador do curso, José Paulo Medeiros também apresentou as propostas para os integrantes da ADAUO modelo escolhido é em preto e laranja com detalhes em cinza, o que lembra as cores de uma bola de basquete. Para a parte da frente foi criado o desenho de um jogador alongado, pronto para fazer uma cesta. O mascote do time que é um tigre, também foi redesenhado, e estampará as camisetas de passeio dos jogadores.
A Associação já está providenciando a confecção das camisetas e no dia do jogo de inauguração do uniforme a turma do curso de Design irá prestigiar assistindo a partida de basquete.
Para o coordenador do curso, essa é uma oportunidade em que os alunos podem colocar em prática o que tem aprendido em sala de aula, tendo o contato direto com um cliente e como que se dão as negociações para a criação de um projeto de Design. O próximo passo, revela Medeiros, é desenvolver a programação visual do ônibus da ADAU.
Acadêmicos e os jogadores da ADAU na partida de basqueteA ADAU atende 460 pessoas entre deficientes físicos, visuais e seus familiares, oferecendo oficinas de música, coral, artesanato, teatro, costura em geral, trabalho sócio educativo e basquete em cadeira de rodas, em parceria com a Escola Municipal Luiz Badalotti, do Bairro Atlântico.
A atividade faz parte da parceria entre a FAE, o Barão e a ADAU que prevê entre outras atividades, consultoria e assessoramento, através dos diversos cursos das instituições, que visa desde desenvolvimento de logomarca, criação de um portal, de um software de banco de dados e de um sistema de gestão, até a manutenção dos computadores da associação.
Texto: Paola Seibt
Posted by admin on 1 de julho de 2011.
Fonte:
http://www.faers.com.br/