ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: FPB esteve no Centro de Reabilitação do Norte para difundir o BCR  (Lida 655 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
FPB esteve no Centro de Reabilitação do Norte para difundir o BCR

Exposição sobre a modalidade e experimentação com utentes decorreu, esta quarta-feira, 26 de fevereiro
Competições

26 FEV 2025


Manhã em cheio, no Centro de Reabilitação do Norte, em Valadares, Vila Nova de Gaia, com o BCR como pano de fundo. A FPB marcou presença neste pólo de reabilitação, no “tiro de partida” de um conjunto de iniciativas que visam levar o Basquetebol em cadeira de rodas às pessoas com deficiência motora e motivar a adesão à prática desportiva.

. O lema agregador transpareceu na palestra inicial levada a cabo por Pedro Bártolo, internacional A e colaborador do Departamento de Comunicação da FPB, onde se vincou a abrangência de condições consideradas elegíveis para a participação no BCR, aberto também a pessoas sem qualquer limitação – fator que se tem revelado decisivo no arranque de projetos com carência de número de atletas.



Depois, passou-se da teoria à prática. Num cenário solarengo, os utentes do Centro de Reabilitação do Norte (CRN) quebraram a rotina e experienciaram diretamente os encantos e desafios da modalidade Paralímpica rainha. No final, a satisfação era o sentimento reinante. Assim o atesta João Albergaria, fisioterapeuta da unidade. “Foi algo muito especial e bonito ver os utentes a praticar um desporto tão interessante, que eu desconhecia. No início, estavam tímidos, o que é normal, e, no final, já estavam muito mais interativos, já brincavam, participavam mais em equipa. E marcaram muitos cestos, fizeram um bom trabalho”, partilhou o profissional de saúde, que sublinha a importância do “desporto, sobretudo nas alturas mais difíceis”.


O entusiasmo gerado pelo BCR não passou igualmente ao lado de Simão, um dos mais jovens utentes, que aceitou, sem rodeios, o repto de se sentar numa cadeira de rodas para jogar Basquetebol. “Foi muito diferente do que estava à espera. Não esperava tanta mobilidade numa cadeira de rodas, de encestar. Sou capaz de experimentar a modalidade”, vaticinou.

A iniciativa reuniu cerca de quinze utentes e vários profissionais de saúde do CRN, tendo como saldo mais um momento de divulgação do BCR.[/size]
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo