iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: APÓS MAIS UM ANO DE CONQUISTAS, A APD BRAGA PRESERVA A AMBIÇÃO  (Lida 57 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rui sopas

 
APÓS MAIS UM ANO DE CONQUISTAS, A APD BRAGA PRESERVA A AMBIÇÃO

Ricardo Vieira, José Miguel Gonçalves e Filipe Carneiro analisam o êxito minhoto

13 SET 2021
A APD Braga alcançou em 2020/2021 o cobiçado pentacampeonato, igualando o feito da APD Sintra entre 2003 e 2008. Além do sucesso na competição cimeira do BCR nacional, os minhotos ergueram, pela sexta vez consecutiva, a Taça de Portugal, e estabeleceram assim um recorde a solo. Para o internacional Filipe Carneiro (2.0), o MVP da , celebrada na cidade dos Arcebispos, “a força residiu sobretudo na confiança que cada um deposita no grupo”, num ano extremamente atípico, com novas caras, dificuldades na conciliação da vida profissional e académica de alguns elementos da equipa, mas, “ao contrário de outras épocas, sem lesões significativas”. O atleta mais veloz da liga voltou a ter um papel preponderante no desfecho a favor das suas cores, com direito a subida de rendimento no plano ofensivo. “Sinto que sou um jogador melhor, mais competente, mais maduro, mais atrevido e confiante nas minhas decisões”, enfatiza o camisola #12.

Na opinião de José Miguel Gonçalves (3.0), outro dos pilares da equipa, a qualidade do plantel e o trabalho “invisível” pesam determinantemente no sucesso duradouro dos bracarenses. “Temos jogadores que são referências nacionais, muitos com passagens pela seleção, que nos permitem treinar intensamente e em ritmo de jogo. Aliado a isso, temos uma estrutura técnica e diretiva com qualidade e que trabalha há muito tempo com os atletas”, destaca.

No plano pessoal, vindo de uma experiência ao serviço do Basketmi Ferrol da 2ª liga espanhola, José Miguel Gonçalves viu aumentar o seu impacto, algo que atribui à maior desinibição. “No último ano, apesar de não ter tido muito tempo de jogo na minha passagem pelo basquetebol espanhol, as minhas prestações nos treinos mostraram-me que tinha qualidade para ser também uma opção na hora de concretizar. No regresso a Braga, mais experiente e habituado a falhar por ter passado um ano no banco, encontrei uma despreocupação pelo erro que não tinha, o que, aliado aos incentivos dos meus colegas e treinadores, produziu momentos interessantes”, remata o internacional nos Europeus C de 2017 e 2019. Em 2021/2022, acalenta repetir a receita e “trazer todos os títulos nacionais para Braga”, bem como “ajudar a seleção nacional a singrar no Campeonato da Europa que se avizinha”.

Ricardo Vieira, o treinador, enaltece “o espírito de sacrifício gerado por todos, principalmente pelos mais velhos e a vontade de querer continuar no topo” como fatores mobilizadores do pleno de vitórias, apesar de sublinhar a necessidade de evolução contínua, não se cingindo à realidade individual. “Não existem épocas perfeitas para quem me conhece bem, encontro sempre defeitos para colocar aos atletas, organização e a mim também”, sublinha, para depois alargar a sua reflexão ao panorama global. “Precisamos de anos para melhorar. A menos que haja mecenas dispostos a investir em Portugal de forma a que se avancem anos numa época, o que não acredito. Ficaria satisfeito que as equipas nacionais se mantivessem no trilho da formação pura e dura dos fundamentos básicos do BCR”, sinaliza como caminho, onde deve constar a aposta na “formação de todos os agentes desportivos”.

No horizonte palpável, o arquiteto do jogo rápido e fluído dos pentacampeões nacionais aponta a novos títulos e, sobretudo, à capacitação dos atletas. “Ganhar deixa-me satisfeito. Mas perfeito só mesmo colocar o maior número de atletas na seleção nacional de BCR e ajudar ao máximo a evoluírem de forma a que isso se reflita na vida desportiva e pessoal”, explica.

Com a busca de um inédito hexacampeonato como potencial corolário na temporada à espreita, a APD Braga tem como primeiro desafio oficial a Supertaça, frente ao BC Gaia, no dia 2 de Outubro.


Fonte:  https://www.fpb.pt/noticia/apos-mais-um-ano-de-conquistas-a-apd-braga-preserva-a-ambicao/?fbclid=IwAR1Cf9Kq8j5gDUyaAMNfhSMfkBZme8yVLVuThgVxNMI76WcsR1UyZcTJYa0
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo