iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: [b]Esclerose múltipla: 10 sintomas de uma doença que ainda é um mistério[/b]  (Lida 2692 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online SLB2010

 
Esclerose múltipla: 10 sintomas de uma doença que ainda é um mistério


Nuno de Noronha
27 mai 2020 19:00
Atualidade
Saúde Doenças Esclerose Múltipla
enes

A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o Sistema Nervoso Central e que surge entre os 20 e os 40 anos de idade. As suas causas são ainda desconhecidas. Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 casos da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde. Hoje é o Dia Mundial da Esclerose Múltipla.
Esclerose múltipla: 10 sintomas de uma doença que ainda é um mistério
A Esclerose Múltipla (EM) é diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da sua evolução, com recurso a exames complementares de diagnóstico. A patologia não ocorre com a mesma frequência em todos os países do mundo e afeta especialmente as pessoas de raça branca, na Europa, América do Norte e Austrália.


Será provocada por um vírus? Existem algumas investigações sobre as possíveis ligações entre a EM e alguns vírus contraídos na infância. No entanto, até ao momento, não foi encontrada evidência científica suficiente nesse sentido. Sabe-se que a EM é, até certo ponto, hereditária, embora também neste campo não haja certezas absolutas.

Existe um quarto fator muito importante: o sistema imunitário. Pensa-se que a EM seja uma doença auto-imune. Nestas doenças, o sistema imunitário vira-se contra o organismo e em vez de atacar agentes nocivos, como vírus e bactérias, ataca o corpo humano, provocando reações inflamatórias.

Os 10 principais sintomas da doença
Fadiga: A fadiga é um sintoma muito frequente. Manifesta-se periodicamente e pode durar meses.

Neurite óptica: Trata-se de uma inflamação do nervo óptico. Durante um ou dois dias poderá queixar-se de visão turva e embaciada. Por vezes poderá sentir dor atrás do olho, que aumenta quando o roda.

Perda da força muscular nos braços e pernas: Muitas pessoas com EM perdem força muscular durante o curso da doença. A perda pode variar entre destreza reduzida (os dedos deixam de funcionar bem) até à paralisia. A perda de força muscular pode ocorrer não só em ataques temporários, mas também como um processo progressivo sem recuperação.

Alterações da sensibilidade: A sensação de encortiçamento nas pernas, pele irritada, formigueiro ou picadas são sintomas comuns que podem ocorrer em várias partes do corpo.


Sapio
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Nandito

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo