iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Campeonato Nacional de Boccia decorre este fim-de-semana no Pavilhão Municipal do Entroncamento  (Lida 762 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Raposa

 
Campeonato Nacional de Boccia decorre este fim-de-semana no Pavilhão Municipal do Entroncamento

Publicado a 23 de Fevereiro de 2018  em Desporto

O Pavilhão Desportivo Municipal do Entroncamento recebe nos próximos dias 24 e 25 de fevereiro de 2018, sábado e domingo, a 1.ª volta do Campeonato Nacional de Boccia – individuais BC3 regional centro, sul e ilhas.

Este evento é organizado pela PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional do Desporto com o apoio do Município do Entroncamento.

O Boccia é uma modalidade de cariz universal, descendente de um jogo da antiga Grécia, que progrediu através do Império Romano, tendo vindo a dar origem a uma vasta gama de jogos, dos quais destacamos o bowling e a petanca.

Foi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral), em estreita colaboração com a CP-ISRA (Associação Internacional de Desporto e Recreação para a Paralisia Cerebral).

As vertentes do jogo vão do lazer e recreação ao mais alto nível de competição e é reconhecido neste âmbito pelas entidades oficiais a nível mundial, tendo sido eleito como modalidade Paralímpica.

A habilidade, agilidade e inteligência tornam-se fundamentais no desenvolvimento das jogadas, assistindo-se muitas vezes a um verdadeiro espetáculo de alternância da vantagem, através da aplicação de técnicas e táticas adequadas a cada circunstância.

A nível nacional contamos com vários atletas de reconhecido mérito e valor internacional, e fruto disso mesmo é a presença nos tops dos Rankings Mundiais


Fonte: http://www.oribatejo.pt/2018/02/23/campeonato-nacional-de-boccia-decorre-este-fim-de-semana-no-pavilhao-municipal-do-entroncamento/
 

Online migel

 
Pavilhão Municipal recebeu a primeira volta do Campeonato Nacional de Boccia

Redação em Domingo, Fevereiro 25, 2018 - 22:50
    



Decorreu nos dias 24 e 25 de fevereiro no Pavilhão Municipal do Entroncamento a 1º volta do Campeonato Nacional de Boccia – individuais BC3 regional centro, sul e ilhas. A competição contou com cerca de 6 clubes e 25 atletas.
 
José Patrício, membro da direção da PCAND - Paralisia Cerebral Associação Nacional do Desporto – mencionou que o campeonato teve um “balanço muito positivo, boa competição, bons jogos, um grande esforço por parte dos atletas em dar o seu melhor, um excelente acolhimento aqui no Entroncamento, sentimo-nos muito bem recebidos e bem acompanhados, com excelentes condições”.
 
De acordo com José Patrício, a classe bc3 refere-se a uma “classe específica que joga com canhas, estamos a falar de atletas que tem maiores dificuldades motoras, e portanto, precisam desses auxiliares que são as canhas bem como um assistente presente em campo com eles, no fundo é a extensão do próprio atleta”.
 
Pedro Monserrate, professor de Educação Física e Treinador do CRIT - Centro de Reabilitação e Integração Torrejano faz um balanço positivo da competição.
 
Participaram dois atletas do CRIT, o David Antunes que ocupa o 7º lugar do ranking nacional absoluto – individual bc3, 1ª divisão e o Patrick Cardoso que ocupa o 25º lugar do ranking nacional absoluto – individual bc3, 2ª divisão.


 
Rita Inácio


Fonte: http://www.entroncamentoonline.pt/portal/artigo/pavilh%C3%A3o-municipal-do-entroncamento-recebeu
 

Offline Pantufas

 
ENTRONCAMENTO | CONCELHO RECEBEU CAMPEONATO NACIONAL DE BOCCIA
Por Redação -  Fev 27, 2018

O Campeonato Nacional de Boccia Individual BC3 regional centro, sul e ilhas, decorreu nos dias 24 e 25 de fevereiro e teve como palco principal o Pavilhão Municipal do Entroncamento. O Boccia é um dos desportos mais praticados por pessoas com paralisia cerebral. É visto por muitos como uma modalidade de grande coragem, mas para outros não passa de um simples desporto. Certo é que mos Jogos Paralímpicos a selecção portuguesa de Boccia trouxe para Portugal 26 medalhas e muitos não sabem deste facto e da importância desta modalidade para os seus praticantes.



 
O pavilhão onde decorreram os jogos tem capacidade para dois mil pessoas, mas ao entrar ouvia-se sobretudo um silêncio profundo. Nas bancadas contavam-se cinco ou seis pessoas no máximo. Os risos de alegria provinham dos treinadores e dos próprios atletas, que contagiavam o ambiente por conseguirem aquele grande objectivo, mais uma vitória das suas vidas.



A alegria via-se nas caras dos atletas, saíssem vitoriosos ou derrotados. O que interessava era a diversão e a aprendizagem. Elisabete Mourato, representante do Centro de Reabilitação e Integração Torrejano (CRIT), mostra uma enorme tristeza pela fraca participação do público: “É realmente triste vermos as bancadas assim, é sempre a mesma coisa, já nos vamos habituando”, desabafa.

Mas nem tudo é negativo os municípios ajudam financeiramente estas associações, os materiais desportivos são muito caros e o pouco da ajuda monetária serve para esses bens.

Foi a primeira vez que a cidade do Entroncamento acolheu esta competição, não só para divulgar a modalidade mas também por interesse para a região. “É a primeira vez que a cidade do Entroncamento realiza esta actividade”, disse ao mediotejo.net o presidente da Paralisia Cerebral – Associação Nacional do Desporto, Manuel Morão, tendo feito notar que o maior problema é a questão financeira e que são, sobretudo, as associações que ajudam os clubes na sua sustentabilidade.

Manuel Mourão afirmou que “não é fácil comprar estes materiais, porque são muito caros. Basicamente são as pessoas que lutam diariamente para a continuidade deste maravilhoso trabalho”.

Esta modalidade cada vez tem mais atletas, quer a nível nacional quer a nível do desporto-escolar. De certo modo é umas das modalidades que mais pessoas com paralisia cerebral praticam.

Estes atletas são uma enorme inspiração, conseguem mostrar grande capacidade para qualquer área e Elisabete concorda: “é uma alegria contagiante trabalhar todos os dias com eles, mesmo nós próprios apreendemos com eles”.



Em relação à competição, esta foi dividida em dois dias, o primeiro dia decorreram os jogos na Série A e B, compostos por cinco atletas em cada grupo, respectivamente. No segundo dia foi a vez da Série de três grupos. O primeiro grupo continha três elementos e os restantes, quatro atletas. Os dois melhores de cada grupo passavam para a fase eliminar até chegar à grande final.

A competição teve a realização da Paralisia Cerebral Associação Nacional do Desporto, com os apoios da Câmara Municipal do Entroncamento e dos alunos do secundário do curso de Apoio e Gestão de Instalações Desportivas.

A próxima competição terá como local designado Resende e contará para o Campeonato Nacional de Bocia Sénior Individual- Zona Norte no dia 27 de fevereiro.

Texto e Fotos: Tiago Soares


Fonte: http://www.mediotejo.net/entroncamento-concelho-recebeu-campeonato-nacional-de-boccia/
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo