Minho cria a cadeira de rodas mais leve do mundoDesenvolvida pelo centro de inovação da Fibrenamics e a Multiorthos, pesa cerca de 10 quilos, menos de metade do que as cadeiras de rodas convencionais, graças ao uso de fibra de carbono.

A inovadora cadeira de rodas foi desenvolvida pela equipa da Associação Fibrenamics em parcceria com a empresa Multiorthos.
Rui Neves ruineves@negocios.pt
04 de Abril de 2023 às 11:52
Comparativamente às convencionais, que são construídas a partir de materiais metálicos, podendo atingir um peso total de até 25 quilos, a vimaranense Fibrenamics e a bracarense Multiorthos desenvolveram uma cadeira de rodas que, garantem, apresenta um peso de cerca de 10 quilos, sem os componentes amovíveis, graças ao uso de fibra de carbono, o que também aumenta a relação resistência/peso dos componentes.
"Portugal é novamente destaque mundial, desta vez com a criação da cadeira de rodas mais leve do mundo", proclama a Associação Fibrenamics - Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos da Universidade do Minho, em comunicado, adiantando que "esta nova geração de cadeira de rodas foi projetada especificamente para crianças com paralisia cerebral, oferecendo maior conforto e adaptabilidade às características fisionómicas dos utilizadores"
Além de mais leve, a cadeira de rodas criada no Minho apresenta "um sistema de posicionamento inovador que permite a adaptação personalizada às características fisionómicas dos utilizadores, diminuindo o risco de úlceras de pressão", sendo que "as almofadas e encostos ergonómicos foram projetados para redistribuir o corpo do utilizador sobre as superfícies, reduzindo a fadiga e proporcionando um maior conforto".
O produto desenvolvido pela Fibrenamics e a Multiorthos "representa assim um passo significativo no desenvolvimento de cadeiras de rodas leves e personalizadas, satisfazendo as necessidades dos utilizadores de longa duração, ao mesmo tempo que melhora a sua qualidade de vida", realça aquele centro de transferência de tecnologia e inovação, que se apresenta como "líder nacional no desenvolvimento de soluções à base de materiais fibrosos e compósitos".
A Multiorthos pretende lançar a nova cadeira de rodas com a marca própria Nomic "entre o segundo semestre de 2023 e o início de 2024".
Fonte:
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/minho-cria-a-cadeira-de-rodas-mais-leve-do-mundo?fbclid=IwAR0tKyooZbu8ks6_S0YpQK_9IapP_dNVWycNtbNJIdslcDM_pzG7IGbdyk0