Olá
Um dispensador automático é um aparelho eléctrico que distribui sabão automáticamente através de sensor de proximidade (geralmente de infra-vermelhos). Basta colocar a mão por baixo do sensor e receberá uma dose exacta de sabão / detergente, sem desperdícios ou contactos.
É mais higiénico, e portanto útil para quem tenha de realizar tarefas assépticas como cateterismo vesical. Também serve para aqueles que não consigam usar sabonete ou dispensadores manuais.
Pode ser usado na cozinha ou na casa de banho.
Tarefas não autónomas: enchimento do depósito de sabão, colocação de pilhas, regulação do nível de dosagem (se possível) e limpeza do dispensador.
Capacidade: de 120 ml a 520 ml
Materiais habituais: Inox e Plástico ABS
Alimentação: 3 a 4 pilhas AA ou AAA
Acessórios possíveis, e a considerar: base antiderrapante; válvula anti-pingos; regulador de dosagem (para poder ter vários níveis e controlar a quantidade de sabão usada); abertura fácil do depósito de sabão; depósito de sabão transparente (para visualizar o nível de enchimento) indicador LED de funcionamento
Disponíveis em vários designs.
O montante de sabão obtido pode variar consoante as pilhas estejam cheias ou não.
Conselhos de utilização:
- Convém manter o sensor limpo (limpar com álcool e um pano de microfibra), para garantir um bom funcionamento. Será benéfico pesquisar críticas para identificar os modelos com melhores sensores (nem muito, nem pouco sensíveis), pois esta componente é crítica.
- Como se trata de um aparelho elétrico, evitar contacto com água junto ao compartimento das pilhas.
- Ter em atenção a viscosidade do sabão ou a potência do dispensador, para garantir um bom fluxo de sabão.
Pode ser de difícil reparação.
Marcas de referência: Simplehuman; Innova goods
Preço: de 15€ a 94€
Partilhem as vossas opiniões e experiências.
Cpts