iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: A app de rastreio anti-Covid pode salvar-lhe a vida. Vai usá-la?  (Lida 142 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Pantufas

A app de rastreio anti-Covid pode salvar-lhe a vida. Vai usá-la?
9:00

Filipe Santos Costa assina a newsletter "Novo normal", e esta semana analisa a app de rastreio anti-covid, os resultados já conhecidos nos países que as utilizam e o ponto de situação em Portugal.

Aapp portuguesa de rastreio de contactos e alerta de infeções Covid-19 estará disponível nos próximos dias, talvez até ao final deste mês. A aplicação portuguesa para smartphones, StayAway COVID, foi desenvolvida pelo INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, ligado às universidades do Porto e Minho), a partir do sistema disponibilizado pela Apple e pela Google. A app permite alertar os utilizadores quando estes tenham estado perto de pessoas infetadas, para que tomem medidas de confinamento ou façam um teste.

Se quiser receber histórias exclusivas, pode assinar aqui a newsletter “Novo Normal” para a receber no seu email já no próximo sábado.
O trabalho do INESCT TEC, no essencial, está feito, conforme o ministro da Ciência e Ensino Superior já havia adiantado nesta entrevista que lhe fiz, e a análise da Comissão Nacional de Proteção de Dados também está feita, sem objeções, soube-se esta semana. Agora, a ativação do sistema depende da luz verde da Apple e da Google, que disponibilizam a app nas suas plataformas. O entendimento inédito dos dois gigantes para avançar com esta tecnologia é, só por si, um acontecimento – como o cuidado com que a disponibilizaram, apenas a um operador por cada país, com aval das respetivas autoridades de saúde.

Estas aplicações de rastreio eletrónico de contactos (a expressão inglesa contact tracing acabou por se banalizar) são uma das armas potencialmente mais eficazes para quebrar as cadeias de transmissão do vírus. Enquanto não existe vacina nem cura (a OMS disse esta semana que a vacina pode estar disponível daqui a um ano ou menos), a interrupção das cadeias de transmissão é a forma de contrariar a progressão da Covid-19.

Num momento crítico para a evolução da doença a nível global, quando as novas infeções batem recordes e vários países que iniciaram o desconfinamento assistem a novos surtos, como está a acontecer em Portugal, o rastreio eletrónico, avisando precocemente potenciais infetados, pode ser decisivo. Esta semana a OMS lançou alertas reforçados, tanto em relação ao crescimento de casos no planeta, como em particular na Europa, onde houve um “ressurgimento muito significativo”. Com mais de 20 mil novos casos por dia, o Velho Continente volta a preocupar, com onze países sinalizados pela OMS como tendo uma situação “aguda” (a organização não os nomeou).

Este era o panorama na Europa ontem (sim, lá estão as manchas escuras na região de Lisboa…):





Continue a lêr aqui: https://eco.sapo.pt/especiais/a-app-de-rastreio-anti-covid-pode-salvar-lhe-a-vida-vai-usa-la/
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo