iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Ortopediareal
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: APLICAÇÃO INOVADORA DEVOLVE A VOZ AOS PACIENTES COM CANCRO DA GARGANTA  (Lida 447 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pantufas

APLICAÇÃO INOVADORA DEVOLVE A VOZ AOS PACIENTES COM CANCRO DA GARGANTA
12 jan 2019 10:39

Há um ano, a vida de Vlastimil Gular tomou um rumo indesejado: uma pequena cirurgia às cordas vocais revelou um cancro na garganta, o que o levou à perda da laringe e, consequentemente, da voz.


 Aplicação inovadora devolve a voz aos pacientes com cancro da garganta
Michal Cizek / AFP

Mas Gular, pai de quatro filhos de 51 anos, ainda consegue conversar usando a sua própria voz, em vez da de um robot, graças a uma aplicação inovadora desenvolvida por duas universidades checas.

"Acho isso muito útil", disse Gular à Agência France-Presse (AFP), utilizando a aplicação para escreve o que queria dizer, com a sua própria voz, por meio de um telemóvel.

"Eu não sou muito bom a usar a prótese vocal", acrescentou, apontando para o buraco do tamanho de uma moeda na sua garganta.

Este pequeno dispositivo de silicone implantado na garganta permite que as pessoas falem pressionando o orifício com os dedos para regular o fluxo de ar através da prótese e, assim, criar som.

Mas Gular prefere a nova aplicação de voz de alta tecnologia, que foi desenvolvida para pacientes que estão prestes a perder a voz devido a uma laringectomia, ou remoção da laringe, um procedimento típico para estágios avançados de cancro da garganta.

O projeto conjunto da Universidade da Boêmia Ocidental em Pilsen, da Universidade Charles de Praga e de duas empresas privadas - CertiCon e SpeechTech - teve início há quase dois anos.

A tecnologia usa gravações de voz de um paciente para criar uma fala sintética que pode ser reproduzida nos seus telemóveis, tablets ou laptops através da aplicação.

Idealmente, os pacientes precisam gravar mais de 10.000 frases para fornecer aos cientistas material suficiente para produzir a sua voz sintética.

"Editamos juntos sons individuais de fala, por isso precisamos de muitas frases", disse Jindrich Matousek, especialista em síntese de texto para fala, modelagem de fala e acústica que lidera o projeto na universidade de Pilsen.


créditos: Michal Cizek / AFP

Mas há desvantagens: os pacientes que serão submetidos a laringectomias geralmente têm pouco tempo ou energia para fazer as gravações, na sequência de um diagnóstico que requer tratamento rápido.

"Geralmente é uma questão de semanas", disse Barbora Repova, médica do Hospital Universitário de Motol, que trabalha no projeto pela Universidade Charles.

"Os pacientes também têm que lidar com questões como a situação económica, as vidas deles estão de cabeça para baixo e a última coisa que querem fazer é gravar", disse à AFP.

Fonte: https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/aplicacao-inovadora-devolve-a-voz-aos-pacientes-com-cancro-da-garganta
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo