ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Liftech

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Joga Simples: Tiago é tenista em cadeira de rodas e lançou uma plataforma para facilitar o acesso de  (Lida 2378 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fisgas

 
Joga Simples: Tiago é tenista em cadeira de rodas e lançou uma plataforma para facilitar o acesso de todos ao desporto


Foi a dificuldade de jovem de 21 anos em conseguir encontrar um local onde praticar ténis de cadeiras de rodas que motivou a criação do projeto ‘Joga Simples'. Uma plataforma online que disponibiliza informação atualizada sobre os locais que oferecem modalidades desportivas adaptadas.

08 FEVEREIRO 2024    13:20
Eunice Parreira

Jornalista estagiária

Para cerca de nove milhões de portugueses, praticar um desporto é simples - basta escolher uma modalidade, deslocar-se até ao clube ou associação desportiva mais próxima e efetuar a inscrição. Esta é uma realidade desconhecida para quase um milhão de pessoas com algum tipo de deficiência. Agora, a plataforma ‘Joga Simples’ promete agilizar o processo de iniciação ao desporto adaptado.

Cinco anos foi o tempo que Tiago Maia demorou a encontrar um local onde pudesse praticar ténis de cadeira de rodas. Recorreu a sites que mostravam os clubes disponíveis, mas rapidamente se apercebeu que a informação estava desatualizada. “As plataformas em Portugal estavam muito incompletas, muito desatualizadas e a informação que era dada era insuficiente para a prática do desporto adaptado”, recorda. Foi esta experiência “marcante”, que motivou o jovem de 21 para criar a plataforma ‘Joga Simples’, um projeto sem fins lucrativos, que mapeia os locais onde é possível praticar desporto adaptado e as condições que oferecem.

“Acredito mesmo que se tivesse tido acesso a esta informação, nesses cinco anos em que procurei um clube para jogar ténis de cadeiras de rodas, o processo tinha sido muito mais simples”, admite o fundador do projeto, que possui parceiras com várias federações e associações desportivas.

A dificuldade em encontrar informação atualizada sobre os clubes desportivos que possuem modalidades adaptadas foi, desde cedo, um dos maiores obstáculos à criação do projeto. Numa fase inicial, Tiago e a sua equipa contactaram as federações de cada desporto por serem o organismo com uma base de dados mais atualizada. Também recorreram às bases de dados existentes e contactaram várias associações para perceber se ainda tinham disponível a modalidade desportiva adaptada. O fundador do projeto recorda que alguns locais se mostraram reticentes em divulgar informações por o projeto ainda estar “numa fase mais embrionária”.

O mapeamento é um aspeto crucial da plataforma ‘Joga Simples’, mas não é o único. Aliada a esta base de dados geográfica, era necessário tornar disponíveis outro conjunto de informações, como as condições de acessibilidade, o material que o participante pode esperar que lhe cedam, assim como a disponibilidade do local em organizar o transporte ou os meios de transportes existentes.


Quer a iniciativa de contacto seja da ‘Joga Simples’ ou do próprio clube desportivo é preciso preencher um formulário com todas as informações. “Aquilo que falta ao projeto para cumprir totalmente o seu objetivo é mesmo que nos chegue mais informação”, explica Tiago Maia.

Atualmente, 108 locais estão disponíveis no site, mas, em breve, serão 111. Um número “ainda manifestamente curto porque ainda há uma grande falta de informação em muitos dos clubes que nos cederam informação”, realça o jovem.

O projeto propõe-se ainda a facilitar a ligação entre o futuro desportista e o clube ou associação. “Tanto pode ser o praticante a fazer as coisas sozinho, vai ao site e faz os contatos, como nós nos disponibilizamos, mediante o pedido do praticante, e simplificamos ao máximo todo o processo” ao encontrar o desporto e local mais apropriado, esclarece Tiago Maia.

Desde outubro de 2022, altura em que surgiu a ideia para a criação da plataforma ‘Joga Simples’, até agora, o caminho foi longo. Embora o site esteja disponível, desde 28 de janeiro, é aconselhada a sua consulta pelo computador, pois a versão mobile possui alguns erros, que Tiago Maia espera que sejam resolvidos brevemente.

Existem ainda outras ambições para o futuro, como o objetivo de que o projeto seja capaz de ceder material em falta ao praticante e auxiliar na logística de transporte. Metas que podem ser alcançadas através da ajuda da equipa de oito voluntários, que trabalha com Tiago Maia, e sem a qual “nada teria sido possível”.



Expresso
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo