iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: UMinho desenvolve tecnologia para melhorar a saúde e conforto dos acamados  (Lida 2362 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
UMinho desenvolve tecnologia para melhorar a saúde e conforto dos acamados


30 Janeiro 2019 - 12:02por Mariana Gomes
Projeto SENSE BED
Mariana Gomes


Escrito por Mariana Gomes

Melhorar a saúde e conforto de quem sofre de mobilidade reduzida, doenças crónicas ou terminais é o objetivo do projeto “SENSE BED”, desenvolvido pela Fibrenamics, plataforma internacional da Universidade do Minho, em parceria com a empresa Vital Marques Rodrigues.

Depois de dois anos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, foi criada uma solução de têxteis inteligentes para revestimento de colchões que ajuda a cuidar da saúde dos que estão acamados. O projeto foi desenvolvido inteiramente com tecnologia nacional e apresenta uma gama de quatro produtos, dois deles ainda em fase de planeamento.

O projeto de estruturas têxteis inteligentes contém uma superfície biomimética de prevenção de escaras, que melhora a distribuição do peso da pessoa no colchão, em conjunto com um sistema flexível de aquecimento, de forma a auxiliar o controlo térmico do paciente e, ainda, um sistema de monitorização de intensidade, que ajuda os cuidadores a prevenir o aparecimento de escaras.

Os produtos funcionam de forma isolada, que dão origem a um quarto produto com todas as funcionalidades integradas. Os têxteis inteligentes podem ser incorporados nos próprios colchões ou usados como capas.

Criados para a área de saúde e bem-estar, esta gama foi desenvolvida a partir de materiais e estruturas fibrosas, que propiciam conforto e ajudam na identificação de riscos para a saúde dos pacientes, como o caso de úlceras de pressão.

Com o propósito de permitir uma maior prevenção do aparecimento das úlceras de pressão, as estruturas também oferecem a funcionalidade de monitorizar o posicionamento, o tempo e a pressão exercida em determinadas zonas do corpo do paciente.

O projeto está em fase de análise de vários mercados, para a possibilidade de comercialização, com vista a entrar, ainda este ano, para o mercado.



O “SENSE BED” foi co-financiado pelo programa Portugal 2020.

 
Fonte: https://semanariov.pt/2019/01/30/uminho-desenvolve-tecnologia-para-melhorar-a-saude-e-conforto-dos-acamados/

 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Nandito

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo