iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Soldado invisual vê através da língua  (Lida 6846 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

Online migel

Soldado invisual vê através da língua
« em: 29/03/2010, 00:55 »
Soldado cego vê através da língua          


   
16-Mar-2010 

Craig Lundberg ficou sem a visão devido a um ataque com um lançador de granadas, no Iraque. Três anos mais tarde, reaprende a "ver" através de um aparelho à base de estímulos eléctricos.

O Ministério da Defesa britânico escolheu o jovem de 24 anos para ser o primeiro militar a testar o sistema BrainPort Vision. A tecnologia, que teve origem nos Estados Unidos, funciona através da substituição sensorial.

O mecanismo transforma as imagens, capturadas por uns óculos com câmara incorporada, em impulsos eléctricos. Os estímulos são sentidos pela língua através de uma espécie de cartão que se coloca na boca. Ao reconhecer que os impulsos não têm relação com o paladar, o cérebro reencaminha-os para o seu centro visual, onde são processados e reinterpretados, dando assim ao utilizador uma espécie de visão rudimentar.

Em declarações à Sky News, Lundberg diz ter reconhecido as primeiras letras de um teste de optometria. "Consegui sentir com a língua que a letra inicial era o A, e prossegui para a seguinte. Foi maravilhoso", explicou o militar britânico, que disse ainda ter identificado mais objectos. "A seguir ao teste, caminhei por um corredor e consegui ver as portas, as paredes e as pessoas que vinham na minha direcção".

Segundo as informações disponibilizadas no website da Wicab, a empresa criadora do BrainPort, esta tecnologia é especialmente útil para pessoas que não conseguem percepcionar mais do que manchas luminosas.

O processo de adaptação é relativamente rápido: ao fim de poucos minutos de uso, o utilizador fica com noção do espaço e da direcção do movimento e, passada uma hora, consegue identificar e agarrar objectos que se encontrem a uma curta distância.

in Jornal de Notícias
 
Actualizado em ( 16-Mar-2010 ) 

 

Offline titofe

  • Utilizador
  • *
  • Mensagens: 49
  • Tem deficiência: S/ ident.
Re:Soldado invisual vê através da língua
« Responder #1 em: 31/03/2010, 18:22 »
para muita gente e uma vida de esperança por isso os cientistas fazem muita falta que no futuro seja possivel para muitas pessoas
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo