Ciné Mithós em VFX com filmes sobre incapacidade motora
Projecto pretende mostrar como os deficientes conseguem superar as dificuldades e não ficar à margem da sociedade.
Quatro filmes sobre deficiência motora vão ser exibidos na iniciativa Ciné-Mithós, que vai decorrer a partir deste sábado, 25 de Junho, até 30 de Julho, organizada pela Mithós (Associação de Apoio à Multideficiência), em Vila Franca de Xira. O projecto pretende mostrar como os deficientes conseguem superar as dificuldades e não ficar à margem da sociedade.
O certame começa a 25 de Junho com a projecção do filme “Hasta La Vista, Venha como Você É” de Geoffrey Enthoven. Uma comédia belga de 2011, baseada em factos reais que conta a história de três pessoas na casa dos 20 anos em que um está confinado a uma cadeira de rodas devido a um tumor cerebral, um é paraplégico e outro é cego.
A 9 de Julho está programado o filme franco-belga “Ferrugem e Ossos” de Jacques Audiard, vencedor do prémio de Melhor Filme no festival de Londres. O drama mostra uma treinadora de baleias que perde as pernas num acidente.
“Os Melhores Dias das Nossas Vidas” é exibido a 23 de Julho. O filme conta com a participação de John McAvoy no papel de Rory O'Shea, um jovem que sofre uma rara distrofia muscular.
O evento termina a 30 de Julho com o filme “As Sessões” de Ben Lewin. A longa-metragem conta a história do poeta Mark O'Brien que devido à poliomielite viveu paralítico do pescoço para baixo.
As exibições começam ás 15h00 e terminam em debate. A entrada é livre.
Fonte: O mirante