Deficiente-Fórum

..:: Deficiente-Forum - Temas da Actualidade ::.. Responsável: Nandito => Cultura => Cinema => Tópico iniciado por: migel em 26/06/2014, 15:12

Título: Entre o que vemos e que podemos
Enviado por: migel em 26/06/2014, 15:12
Entre o que vemos e que podemos

http://www.youtube.com/watch?v=s6NNOeiQpPM# (http://www.youtube.com/watch?v=s6NNOeiQpPM#)

Por favor, antes de ler assista o vídeo.

Em geral a sociedade exclui, não tolera o diferente. Rotula. Menospreza. Impede.

Porém, esquece que todos somos diferentes, que todos somos deficientes em alguma medida. Pois ser deficiente é ser humano. Algumas deficiências só são mais visíveis do que outras.

Contudo, ou isto é escondido ou menosprezado. Escondido no sentido de que tentamos não mostrar as deficiências que temos. Nos envergonhamos delas, a entendemos como inadequadas. E menosprezado no sentido de ter piedade – fica rotulado que não conseguimos e com isto não nos damos a chance de tentar.

Diego, o protagonista do filme, tem uma deficiência, ele nunca saberá o que é uma cor no sentido exato do termo, o brilho do amarelo, o fosco do preto, o incomodo do branco. Isto ele não sabe. Porem ele não foi retirado da escola por isso, não ficou livre da tarefa, os pais não se condoeram pelo exercício, nem foram reclamar com os professores. A tarefa foi dada e todos o estimularam a fazer, entenderam que ele era capaz.

O cego, o surdo, o mudo, o gordo, o alto, o magro, o gênio (ou nerd), o burro, o estabanado, o tímido, o falante, o órfão, o muito bonito, o muito feio, e tantos outros, todos estão na escola (alias na vida!). E todos se destacarão. E serão expostos a sarro, ou no jargão atual a bullying*. Todos passarão por desafios grandes ou pequenos, muitas vezes dolorosos, mas mais do que impedir tais coisas de acontecer, precisamos ser adultos que os ajudem a enfrentar tais situações.

Este vídeo – baseado em fatos reais – fez isto! E o que Diego criou foi lindo. Ele foi estimulado a ser criativo, ninguém o achou incapaz, mesmo entendendo que era uma tarefa difícil. A lição que Diego nos dá é de que ver é muito mais do que ter visão. E assim pode ser com toda deficiência. O que uma criança precisa é ser estimulada, alias isto é o que todos precisamos, não é mesmo?

fonte: http://blogs.odiario.com/fernandarossi/2014/06/25/entre-o-que-vemos-e-que-podemos/ (http://blogs.odiario.com/fernandarossi/2014/06/25/entre-o-que-vemos-e-que-podemos/)