Morre aos 72 anos homem tetraplégico que inspirou o filme “Intocáveis”A história de vida de Philippe Pozzo di Borgo foi uma das maiores inspirações para a criação do filme francês “Intocáveis”; sua morte foi confirmada pelo diretor de longa-metragem
Cena de "os Intocáveis".
Créditos: Divulgação/Gaumont / Pipoca ModernaPor Alice Andersen
Escrito en CULTURA el 4/6/2023 · 08:40 hs
A morte do empresário e aristocrata Philippe Pozzo di Borgo, aos 72 anos, foi confirmada nesta sexta-feira (2) pelo diretor do filme “Intocáveis”, Éric Toledano.
Ele informou à Agence France-Presse (AFP) que Pozzo faleceu quinta-feira (1) na cidade de Marrakech, no Marrocos, onde residia. "É um choque e, acima de tudo, uma grande tristeza porque foi uma relação de incrível longevidade", lamentou Toledano.
Phillipe inspirou um dos maiores sucessos do cinema na França e no mundo, o filme “Intocáveis” (2011), que foi vendido em cerca de 50 países, ganhando diversas adaptações internacionais.
História de vida
Nascido em 1951 em Túnis, na Tunísia, Philippe Pozzo di Borgo pertencia a uma antiga família nobre da Córsegae e foi executivo da empresa de champanhe Pommery.
Em 1993, Borgo ficou tetraplégico ao sofrer um acidente de parapente. No seu livro lançado em 2001, "Le second souffle", ele conta como tudo aconteceu e compartilha como seu cuidador Abdel Yasmin Sellou o ajudou a sair da depressão. Sua vida foi transformada a partir da amizade inesperada com Abel.
Representados no filme “Intocáveis”, os atores François Cluzet e Omar Sy protagonizaram os papéis. Um dos protagonistas, Sy, deixou uma mensagem na sua conta do Instagram para homenageá-lo, onde diz “Philippe mudou nossas vidas e a vida de muitas pessoas”.
Diretores do longa também prestaram homenagens nas redes sociais. "Ao permitir que adaptássemos sua história, ele mudou a vida de muitas pessoas vulneráveis. Permanecerá em nossa memória como um símbolo de coragem e inspiração".
"Ao permitir que adaptássemos sua história, ele mudou a vida de muitas pessoas vulneráveis. Permanecerá em nossa memória como um símbolo de coragem e inspiração"
Fonte:
https://revistaforum.com.br/cultura/2023/6/4/morre-aos-72-anos-homem-tetraplegico-que-inspirou-filme-intocaveis-137112.html