ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Brasil e em Portugal é tema de evento  (Lida 1161 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Pantufas

 

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Brasil e em Portugal é tema de evento no Porto

"Inclusão como estratégia de inovação" é o mote do encontro, que vai ter participação da ministra dos Direitos Humanos do Brasil. No país, só 11,6% das PCD trabalham. Em Portugal cenário "é pior".

Caroline Ribeiro


Transformar resultados de pesquisas científicas em práticas inclusivas para pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho. Este é o objetivo do VIII Encontro Internacional Inclusão como Estratégia de Inovação, promovido pela associação brasileira Inclusão do Amor, que vai ser realizado na cidade do Porto a partir desta quarta-feira (19).

"As pesquisas dizem que quando você capacita a pessoa com deficiência, sobretudo com deficiência intelectual, o êxito é de 100%. Eu dei um curso para 18 pessoas com Síndrome de Down, as 18 foram inseridas. É só você dar a oportunidade, adequando paras as necessidades daquelas pessoas"; diz ao DN Brasil a coordenadora da associação e idealizadora do evento Natália Alves.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Ainda segundo a responsável, o evento quer promover uma troca de experiências e promoção de boas práticas entre os dois países. "No Brasil, há 18,6 milhões de pessoas com deficiência e dessas apenas 11,6% estão inseridas no mercado de trabalho. A legislação no Brasil é de 1991, a Lei de cotas, que garante a inserção. Aqui em Portugal, a legislação tem apenas dois anos. Portugal tem um cenário pior, mas há empresas sim que contratam e começam a mudar essa realidade", afirma a brasileira.

Natália Alves é coordenadora da Associação Inclusão com Amor.
Estudo brasileiro aponta: burocracia na saúde em Portugal dificulta acesso a remédios que previnem o HIV
Nesta quarta, o encontro vai promover uma capacitação voltada para PCD com a presença do professor brasileiro Geraldo Peçanha, especialista em educação inclusiva. Na quinta (20), um reunião online com representantes de países africanos, para avaliação de práticas de inclusão do Brasil e de Portugal que possam ser replicadas no continente.

No dia 21, o principal evento do encontro promete mobilizar vários atores presencialmente e também no Brasil, com uma palestra com a participação da Ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, da Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com deficiência do ministério, Anna Paula Feminella, da deputada portuguesa Ana Sofia Antunes, representantes de empresas e mais especialistas.

Toda a programação é gratuita, aberta ao público, exigindo apenas inscrição prévia, e será realizada no Instituto Pernambuco Porto. As informações estão disponíveis no site da associação e o formulário de inscrição pode ser preenchido por este link.


Fonte: DN

 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo