Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Sempre gostei dos meus deficientes.  (Lida 731 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

Sempre gostei dos meus deficientes.
« em: 05/01/2022, 11:45 »
 


Estive agora mesmo a fazer um esforço - mesmo fisicamente, confesso que fiquei cansado - para ler uma entrevista de quatro lutadoras criaturas com sonhos , entrevista que só mostra o glorioso trabalho que o governo tem feito no sentido de melhorar os índices de empregabilidade das pessoas com deficiência. Está no "Jornal i" e a única coisa que a favorece é que daqui a umas horas será esquecida no meio de muitas outras notícias (algumas, como esta, de propaganda ao executivo), engolidas pela máquina.
Estas quatro criaturas, para além de terem servido de arma de propaganda política, dão conta da excelência da folha de serviços verdadeiramente inovadores criados neste governo como é, por exemplo, o caso da agência de emprego Valor T, uma ideia cintilante da Santa Casa e da Secretaria de Estado para a Inclusão (tão cintilante que, por esta altura, passado quase um ano de "funcionamento", já deve ter empregue cerca de meia pessoa com deficiência).
Mas os exemplos são muitos. A própria Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência é extremamente útil, na medida em que, enquanto monumento simbólico, traduz a inactividade das pessoas com deficiência na luta pelos seus direitos. É uma espécie de múmia do activismo, vestido justo que, aliás, lhe cai muito bem, e que também assentaria no corpinho do Instituto Nacional de Reabilitação, de que não falo por não querer acordá-los do sono profundo de décadas a desfazer o que vai sendo feito.
Poderia ainda abordar a importância das "organizações não governamentais de pessoas com deficiência", mas vamos evitá-lo. Seria injusto comparar maçãs com macieiras.
No entanto, nem tudo é mau: na entrevista daquelas quatro criaturas ao "Jornal i" encontro, na sua versão física, uma forte componente sanitária. Na versão digital, é mais um testemunho de que os verdadeiros activistas pelos direitos das pessoas com deficiência - os oficiais, devidamente credenciados - ou andam a dormir ou preferem não se meter em coisas complicadas, onde o capacitismo, assim de repente, não (lhes) seja evidente.


Texto de João Coelho  (facebook)
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo