iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Elos de Ternura

Autor Tópico: Baleias, pássaros ou cães: há 65 espécies de animais que sabem rir  (Lida 376 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Nandito

 
Baleias, pássaros ou cães: há 65 espécies de animais que sabem rir

Por Green Savers 17:48 - 24 Outubro 2021


Foto: mydoglikes

O risco não é exclusivo dos humanos, nem dos mamíferos, indica um estudo da Universidade da Califórnia.

De acordo com uma nova investigação existem pelo menos 65 criaturas diferentes, incluindo humanos, que conseguem rir, contudo entre os animais o riso é algo mais literal e comunica algo como “esta é a hora de brincar”, algo que não acontece com os humanos, onde rir tem imensos significados, podendo ir do nervoso à pura alegria.

Segundo a Ars Technica, os risos são mais comumente encontrados em primatas, mas também foram observados em parentes distantes, como pássaros. Não está claro se isto ocorre porque o riso surgiu várias vezes ao longo da evolução ou se é mais generalizado e simplesmente não percebemos.

Para chegar a este número, Sasha Winkler, uma estudante de doutoramento no departamento de antropologia da UCLA, investigou os sons feitos por animais durante as suas brincadeiras. Na sua investigação deparou-se com documentos bastante antigos e imensas dificuldades, visto que este tipo de vocalizações não foram extensivamente estudadas entre as espécies.

“Talvez muitos animais tenham vocalizações de brincadeira mas são realmente silenciosos”, disse Winkler a Ars Technica. “Só precisamos estudá-los melhor.”

Nem todos esses ruídos soam como risos humanos – ou mesmo o tipo de “risos” de vários outros primatas, afirmou. O alce das Montanhas Rochosas, por exemplo, faz uma espécie de guincho. Por outro lado, a risada característica de uma hiena pode soar assustadoramente como uma risada humana, mas não é um sinal de brincadeira.

De acordo com Winkler, os animais costumam usar estas vocalizações de brincadeira para indicar que não estão agir de forma agressiva durante as lutas ou outras interações “violentas”.

“[Algumas ações] podem ser interpretadas como agressão. A vocalização ajuda a sinalizar durante essa interação que “na verdade, não vou morder o seu pescoço. Isto vai ser apenas uma mordida simulada”, indicou.
Com estas vocalizações, as espécies lançam uma espécie de aviso para não tornar a interação em agressões reais.

Entre algumas espécies da lista, como cães, também existem outros indicadores de brincadeira. Os cães fazem uma “reverência” característica antes de brincar com os seus pares e também adotam um tipo distinto de respiração ofegante.

A lista de animais que “riem” é composta principalmente de primatas, mas existem alguns outros mamíferos na lista, como o degu – cuja risada é descrita como ronronar ou resmungar – e a baleia assassina. Há até três pássaros na lista, como o papagaio kea, que usa vocalizações lúdicas descobertas em 2017.

Winkler disse à mesma publicação que entender o riso animal pode ajudar-nos a entender as origens do riso humano. O riso em humanos desempenha várias outras funções além da brincadeira, como indicar a participação num grupo.

A investigadora conclui que podem existir mais espécies com esta característica mas que ainda não foram estudados.



Fonte: greensavers.sapo.pt          Link: https://greensavers.sapo.pt/passaros-macacos-ou-caes-ha-65-especies-de-animais-que-riem/
"O Senhor detesta o caminho dos ímpios, mas ama quem busca a justiça"  Provérbios 15:9"
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo