Publicidade
Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início
Ajuda
Entrar
Registe-se
Deficiente-Fórum
»
..:: Deficiente-Forum - Mundo Animal : Responsável: Nandito
»
Comportamento
(Moderador:
Oribii
) »
Os lobos ladram? É raro, mas aconteceu no Gerês e há provas
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Os lobos ladram? É raro, mas aconteceu no Gerês e há provas (Lida 807 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nandito
Super Moderador
Mensagens: 5449
Gostos: 2831 veze(s)
Sexo:
Tem deficiência: Sim
Os lobos ladram? É raro, mas aconteceu no Gerês e há provas
«
em:
20/02/2025, 12:04 »
Os lobos ladram? É raro, mas aconteceu no Gerês e há provas
Ana Rute Carvalho - Jornalista
20 fev 2025 10:52
Europa Press News
Segundo o Centro Nacional do Lobo 2019/2021, foram detetadas 58 alcateias em Portugal. A maior parte foi detetada a norte do rio Douro.
Quando se pensa na comunicação verbal dos lobos, pensa-se no uivo. Mas estes animais não comunicam apenas através do uivar e prova disso é o vídeo captado no Parque Nacional da Peneda-Gerês, que mostra um lobo-ibérico a ladrar. A situação é rara, mas não impossível.
As imagens foram partilhadas nas redes sociais pelo fotógrafo de natureza Norberto Esteves, que se mostrou surpreendido com o latido que ouviu: “No vídeo vê-se o lobo a ladrar, posso dizer que ladrou durante bastante tempo, talvez 1 minuto ou mais, o que me surpreendeu bastante. Mesmo depois de se ter ido embora no encalce da restante alcateia ainda o ouvi a ladrar ao longe.”
De acordo com o Centro Internacional do Lobo, a vocalização dos lobos pode ser separada em quatro categorias: ladrar, ganir, rosnar e uivar. O ladrar é usado como um aviso: “Uma mãe pode ladrar para as criar porque pressente perigo”.
Em entrevista ao jornal O Minho, o investigador Francisco Alvares, da Universidade do Porto, afirmou que se “trata de uma vocalização rara, mas normal para intimidar”.
Francisco Alvarares, que estuda o lobo-ibérico há mais de 30 anos, acredita que o animal ladrou porque o fotógrafo estaria demasiado perto ou porque estaria acompanhado por crias.
“É essa vocalização, rara no lobo, que, com a domesticação, foi muito acentuada nos cães", explicou ao jornal.
- Português fotografa lobo-ibérico em pose “rara” e imagem torna-se viral
Quase 60 alcateias detetadas em Portugal
Segundo o Centro Nacional do Lobo 2019/2021, foram detetadas 58 alcateias no território nacional, uma diminuição face a 2002/2003, quando existiam 63.
A maior parte das alcateias foi detetada a norte do rio Douro, nas regiões de Peneda-Gerês, Alvão/Padrela e Bragança. A sul deste rio, deverão existir apenas cinco a seis alcateias.
- "Eu vi um lobo": aplicação recolhe fotos para mapear e proteger a espécie
Fonte: sapo.pt Link:
https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/os-lobos-ladram-e-raro-mas-aconteceu-no-geres_67b70a51239a5b2d3fe1150a
Registado
"A justiça é o freio da humanidade."
Os seguintes membros Gostam desta publicação:
casconha
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Deficiente-Fórum
»
..:: Deficiente-Forum - Mundo Animal : Responsável: Nandito
»
Comportamento
(Moderador:
Oribii
) »
Os lobos ladram? É raro, mas aconteceu no Gerês e há provas
There was an error while thanking
Gostando...
Política de Privacidade
Regras
Fale Connosco