ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Unhas em vez de garras nos polegares são o segredo do sucesso dos roedores  (Lida 2505 vezes)

0 Membros e 48 Visitantes estão a ver este tópico.

Online Nandito

 
Unhas em vez de garras nos polegares são o segredo do sucesso dos roedores

Por Filipe Pimentel Rações 15:02 - 9 Setembro 2025


Foto: Caleb Martin / Unsplash.

Alguns roedores, como os esquilos, têm polegares com unhas em vez de garras. Há séculos que os cientistas sabem isso, mas só agora uma nova investigação decidiu reconstruir a evolução dessa adaptação ao longo do tempo e perceber quais as suas implicações.

Um grupo de cientistas, liderado pela Universidade de São Paulo (Brasil) e pelo Museu Field de História Natural (Estados Unidos da América), examinou centenas de exemplares de roedores na coleção desse museu para identificar o momento, na escala evolutiva, em que a unhas nos polegares surgiram nesses animais.

São reconhecidos atualmente mais de 530 géneros distintos de roedores, que, no seu conjunto, contêm mais de 2.500 espécies diferentes. Este trabalho analisou espécimes de 433 géneros. Num artigo publicado recentemente na revista ‘Science’, os investigadores revelam que 86% dos géneros estudados continham espécies com unhas nos polegares, ao invés de garras.

Ao cruzarem registos fotográficos de roedores a comerem com o conhecimento científico disponível, perceberam que os roedores que não têm polegares, como os porquinhos-da-índia, por exemplo, normalmente não manipulam alimento com as suas patas.

Os dados recolhidos sugerem também que todos os roedores modernos descendem de um antepassado comum que teria tido unhas nos seus polegares. Acreditam estes cientistas que as unhas nos polegares foi o que permitiu aos roedores “conquistar o mundo”. Porquê? Bom, dizem que as unhas planas permitem ter uma maior destreza manual do que as garras afiadas. Por outras palavras, ter unhas em vez de garras torna mais fácil manipular, abrir e comer nozes.

“Os roedores representam quase metade das espécies de mamíferos na Terra e podem ser encontrados em todos os continentes, com exceção da Antártida”, explica, em comunicado, Anderson Feijó, segundo autor do estudo.

“As nozes são um recurso altamente energético, mas abri-las e comê-las exige uma boa destreza manual que muitos animais não têm”, afirma o cientista, sugerindo que “talvez as unhas dos polegares dos roedores lhes tenham permitido explorar este recurso único e, assim, diversificar-se amplamente, porque não estavam a competir com outros animais por esse alimento”.

Além de ajudar a perceber como comem, o estudo das unhas ou garras dos animais permite também descobrir como vivem. Rafaela Missagia, primeira autora do artigo, diz que tal como os primatas, que têm predominantemente unhas e não garras e têm estilos de vida sobretudo arbóreos, também os roedores com unhas tendem a viver acima do solo ou nas árvores. Por outro lado, é mais provável que aqueles que vivem no subsolo, que passam as suas vidas a escavar, tenham garras ao invés de unhas.

Os roedores e os primatas, como nós, humanos, são os únicos mamíferos que desenvolveram unhas nos seus polegares, um processo a que os especialistas chamam de “evolução convergente”, uma vez que ambos os grupos adquiriram unhas de forma separada um do outro.






Fonte: greensavers.sapo.pt                    Link: https://greensavers.sapo.pt/unhas-em-vez-de-garras-nos-polegares-sao-o-segredo-do-sucesso-dos-roedores/
"A justiça é o freio da humanidade."
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel, casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo