Deficiente-Fórum

..:: Deficiente-Forum - Mundo Animal : Responsável: Nandito => Comportamento => Tópico iniciado por: migel em 03/04/2011, 21:15

Título: Treino canino
Enviado por: migel em 03/04/2011, 21:15
Treino Canino


“Sejam de raça ou não, tenham pedigree ou venha do canil municipal, sejam cachorros ou crescidos – os cães devem ser educados de acordo com a função que vão ter na vida, companhia, guarda, etc. A educação é uma garantia de que o cão se integrará correctamente na sociedade, sendo um animal útil e não um problema.”

(http://animais.jcle.pt/fotos/88254_77477.jpg)

O Treinador Escreve

        Os cães fizeram adaptações incriveis, para se tornarem o que são hoje na relação entre a especie e principalmente entre o Homem bem como no ambiente, onde moramos: Cidade;  Campo;Moradia, ou Apartamento...

        A especie Canina veem-se severamente obrigados a serem flexiveis nas suas vidas sociais, tamanho e aspecto.

        Nós os modificamos, geneticamente muitas vezes errôneamente, para

Satisfazer, os nossos caprichos, emocionais, de status quo, ou por apenas pela beleza da raça, ou porque o vizinho ou amigo tem um igual, ou porque a raça “X” está em voga no mercado. Ignorando completamente a sua herança ancestral, a sua origem.

        Temos por exemplo os Terriers que para muitos são um mimo, um animal de companhia excelente (não estou a dizer que não são), mas porque existem donos que se surpreendem e ficam desiludidos, com a raça porque tem o quintal todo cheio de covas? Não se informaram que esta raça mágnifica, bem como tantas as outras tem a sua função que é inato vem no sangue, pois foram “Criados, transformados” para a caça de texugos e raposas, fazendo-os escavadores natos..

      Esquecem ou nem querem saber que o Labrador Retriever, não é um cão de guarda, mas sim um excelente companheiro de brincadeira, e um buscador nato, cão que o seu meio natural é a água, mas porque oiço gente que se queixa, que o seu Labrador atirou-se para a piscina nova, ou para o mar rio ou barragem? Se faz parte da sua HERANÇA genética?

Existem raças para quase todas as situações dois factos inegáveis o cão é o melhor amigo do Homem impossivel viver sem um ou dois, na nossa vida pois muitas vezes são eles que nos acarinham e nos levantam o astral para cima, mas com mais de 360 raças escolha com cuidado a sua para poder propocionar o tempo o espaço e a alimentação e treino correcto. Pergunte-se para que precisa de um cão? E o seu cerebro dará a resposta, para companhia, para guarda etc... dentro das respostas informe-se no mundo Canino qual a melhor para si. Cuidado com falsos criadores, pergunte sempre quanto tempo são criadores da respectiva raça, cuidado com gente que cria 3 ou mais raças, pouco saberão de cada uma. Exija do criador uma consulta geral de um Veterinário(a) á sua escolha com o seu novo amigo de quatro patas, exija a caderneta de saude actualizada, e se possivel o chip electrónico já no animal.

Socialização      (http://2.bp.blogspot.com/_-eCdZliijjc/TH6ZemE_3LI/AAAAAAAAACM/2TTQFcAEQB4/s400/eu_ben.jpg) 

É a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É um processo contínuo que nunca se dá por terminado, realizando-se através da comunicação, sendo inicialmente pela "imitação" para se tornar mais sociavél.

        O processo de socialização inicia-se contudo, após o nascimento, e através, primeiramente, da família ou outros agentes proximos. Socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos.

        Não se iluda que está a adoptar o animal mas sim o animal é que o adopta a si. Desde do seio da mãe, o cachorro está se desenvolvendo socialmente (na ninhada) formando o seu caracter, que mais tarde irá ter, é nesta altura, que se forma o macho e a femea Alfa, os dominantes, os lideres, a ninhada ai está se a hierarquizar-se quem lidera ou não.

http://treinocanino.com.sapo.pt/ (http://treinocanino.com.sapo.pt/)
Título: Re: Treino canino
Enviado por: Neo em 05/04/2011, 12:03
O animal comporta-se como estando em matilha, fruto dos seus hábitos ancestrais. De um forma simples é necessário que o dono mostre que quem manda em casa é ele e não o animal. As ideias veiculadas de medicação de animais com problemas de comportamento, não são cura mas sim um tratamento a não prolongar indefinidamente. Há animais sem cura devido aos donos passarem anos a permitir-lhes fazerem o que querem. O que é essencial é o dono não mostrar medo e impor-se ao animal.Uma pessoa que adquire um Rottweiller não deve tratá-lo como um caniche O animal é o reflexo de quem o tem. Cabe à pessoa ensiná-lo a comportar-se. Para isso basta solicitar indicações ao veterinário de como o educar. A psicologia animal para os animais de companhia resume-se a isto: O seu amigo é o reflexo do que você é e lhe deixa ser.

Muitas vezes os problemas mais complicados têm uma solução simples. O tratamento com medicamentos de uma situação de comportamento incorrecto não é solução correcta,a menos que deseje ver o seu animal a comportar-se da forma que deseja sob o efeito de fármacos. A indicação do veterinário assistente sobre as formas de educação basta para não ter problemas. Pode ainda recorrer a um treinador idóneo para ensinar o seu animal.

O Treinamento deve começar desde que o cachorro vá para sua casa. Não se esqueça de lhe mostrar através de recompensa, com uma guloseima onde ele deve fazer as necessidades. Pode treiná-lo com o sistema de recompensa.para castigá-lo por acções incorrectas Deve fazê-lo logo após o acto e nunca algum tempo depois visto que ele já não se recordará do que fez de mal. O tom de voz é diferente. Não se esqueça de que ele não compreende o que lhe diz, mas reconhecerá diferentes inflexões de voz. Nunca admita que o cachorro o morda nem se mostre submisso para com ele. Permitir que ele faça o que quer não é benéfico nem para os donos nem para o animal. Não adquira cachorros cuja raça tem historial de dominância se nunca teve um cão. E lembre-se que o seu cachorro é exactamente aquilo que o dono lhe permite ser.

Treino de Trela
Existem diversos métodos para treinar o seu cachorrinho a andar com a coleira, mas genericamente todos envolvem uma regra muito simples: um comportamento correcto do cão deve ser recompensado, um incorrecto, desencorajado. Se o seu cão passeia na rua sem o puxar, seguindo naturalmente o seu passo, está a portar-se bem. Se por outro lado ele o arrasta ou persegue tudo o que vê, está a portar-se mal e deverá ser reprimido. Como proceder? Pare simplesmente de andar e não recomece até que a coleira volte a ficar com folga. Quando isso acontecer, faça uma festa e encoraje o cachorro. Se por outro lado ele persistir em puxar a trela diga com uma voz forte "Não!", mas sem gritar ou bater. É melhor encorajar o seu cachorrinho entusiasticamente quando ele se comporta correctamente. A maior parte dos cachorrinhos resiste inicialmente ao uso da coleira, mas não desista. Se o fizer, se pegar nele ao colo ou passeá-lo sem coleira, ficará com um cão que será muito difícil de controlar no futuro.

Higiene

Se o seu cão gosta de passear (e qual é que não gosta?) pode interpretar o regresso a casa como um castigo. Assim vai tentar atrasar ao máximo o regresso, urinando umas pingas aqui e ali. Quando ele tiver feito as suas necessidades continue o passeio durante mais algum tempo. Desta forma ele já não vai associar o acto ao regresso a casa. A associação negativa deixa de existir.
Por vezes, por ansiedade ou porque se assustou, ele poderá descuidar-se. Acontece aos melhores! Tente sempre utilizar a técnica da associação positiva e felicitar o seu cão (dando-lhe um biscoito, etc) quando ele faz as necessidades onde é suposto. Não se esqueça que os cães adoram agradar ao seu dono e receber elogios dele.