iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Robô de Cozinha  (Lida 595 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Isanches

Robô de Cozinha
« em: 15/08/2018, 14:30 »
Olá

Um robô de cozinha é um pequeno eletrodoméstico que realiza várias tarefas culinárias, existem 2 grandes tipos:
  - os que picam, trituram, amassam e batem (como batedeiras e centrifugadoras)
  - os que para além dessas tarefas também cozinham (ajudam a preparar pratos e sobremesas, com aquecimento), pelo que é perfeitamente possível preparar uma refeição completa, apenas com a ajuda de um robô de cozinha. NOTA: existem robôs que apenas têm funções de cozimento.

É sobre este último tipo que se dedica esta publicação, pois torna o seu utilizador mais autónomo.

Materiais: plástico, metal e componentes electrónicas.
Componentes base: recipiente de metal, painel de controlo, ecrã LED incorporado, motor.

Acessórios possíveis: livro de receitas, lâminas, borboleta para bater/emulsionar, espátula, copo de medição, utensílios para cozinhar a vapor, etc

A maioria dos modelos é fácil de usar: basta juntar a comida no recipiente do robô e definir a velocidade, o tempo e a temperatura.

Existem aplicações de telemóvel para preparar receitas com o robô.

Outras vantagens:
* O utilizador pode tratar de outras tarefas enquanto a refeição está a ser confecionada, pois prescinde supervisão.
* Poupança de dinheiro: permite fazer alimentos que normalmente só estão disponíveis em lojas (massas, pão, pão de piza, iogurtes, queijo fresco, etc).
* Poupança de espaço: como o robô pode executar as funções de mais de meia dúzia de utensílios, não terá de ocupar espaço com esses vários aparelhos.
* Poupança de tempo: alguns modelos permitem realizar diferentes tarefas ao mesmo tempo
* Poupança na limpeza: ao não ter de utilizar diferentes recipientes e utensílios para preparar uma refeição com vários alimentos, não perde tanto tempo com a sua limpeza; alguns modelos também têm funções de auto-limpeza interna do recipiente.
* Dieta mais saudável e gourmet: por ser mais prático não incentiva o consumo de alimentos processados e pré-cozinhados e facilita receitas mais complexas

Desvantagens:
* Na preparação de algumas receitas não substituem o fogão ou o forno.
* O utilizador terá de tirar/trocar os acessórios.
* O preço de aquisição pode ser elevado e portanto proibitivo.
* Nem todos os robôs e máquinas de cozinha são fáceis de transportar, pelo que se pode tornar mais cómodo mante-los numa bancada.
* Apesar de substituir vários aparelhos, o robô com os seus vários acessórios também pode acabar por ocupar muito espaço quando se está a realizar uma receita.
* Limpeza exterior do robô.
* Pode haver muito ruído quando o robô está a funcionar.

Critérios de escolha:
* Conectividade bluetooht ou wi-fi, mais aplicação de telemóvel (permite controlar e acompanhar à distância o robô em funcionamento).
* Componentes do robô que podem ser levadas à máquina de lavar loiça.
* O número de velocidades e de temperaturas que pode conjugar para cozinhar. Alguns equipamentos são mais limitados.
* Os acessórios que vêm incluídos com o robô, pois têm-se de adaptar às receitas que quiser realizar. Também será benéfico ter recipientes e panelas extra para poder realizar uma receita sem ter de lavar e voltar a reutilizar o mesmo recipiente.
* Sistema de substituição de lâminas.
* Ter uma balança incorporada também facilita as tarefas. No entanto, uma balança à parte pode tornar a pesagem mais fácil e disponível quando o robô não é utilizado.
* A capacidade do recipiente. Esta limita a quantidade de alimentos confecionados. Pode encontrar equipamentos com capacidades entre 1,7 litros e 3 litros. É importante para quem cozinha grandes quantidades, como de sopa. Também convém tomar em conta a capacidade total vs capacidade líquida.
* Dispositivo de segurança automático de abertura e fechadura.
* Dimensões e o espaço necessário para trabalhar com o equipamento. Alguns modelos de maiores dimensões precisam de mais espaço durante as tarefas. Porém, deve igualmente considerar a possibilidade de utilização de acessórios. Neste sentido, é importante que deixe algum espaço para poder fazer as alterações que precisar.
* Para além do tamanho, também considerar o peso do equipamento quando à portabilidade do robô.
* Potência do motor.
* Tampa do recipiente que seja fácil de desmontar e limpar.
* Devido à variedade de componentes, privilegiar marcas e lojas com bom apoio ao cliente (reparação rápida e eficiente) e garantia mais longa e completa. Também considerar seguros de prolongamento de garantia. Privilegiar marca ou loja que garanta peças de substituição se o modelo de robô for descontinuado.
* Investigar opiniões, críticas. On-line: na amazon ou Deco, etc.

Marcas vendidas em Portugal: Bimby, Yammi, , Kenwood COOKING CHEf , Moulinex Cuisine Companion, Hotpoint Ariston, TAURUS MY COOK TOUCH, IDEIA CASA COOKSY, Mix 4026, Smart Cooker, Quick Cooker, Monsieur Cuisine, PINGO DOCE CHEF EXPRESS
NOTA: algumas marcas têm os seus próprios canais de venda, como a Bimby, que é comercializada através de representadoras que fazem demonstrações. As grandes cadeias de supermercados vendem em exclusivo as suas marcas e as lojas de gadgets também têm marcas que não se vendem nas restantes lojas.

Preço c/ IVA aprox.: 230€ a 1200€

Tenho pouca experiência quanto a este aparelho, pelo que agradecia que partilhassem as vossas opiniões, experiências e conselhos.



Cpts
« Última modificação: 16/08/2018, 10:47 por Isanches »
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel, Fisgas, Raposa, rodrigosapo

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo