iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Porque comemos muita carne, nasceu a iniciativa "Setembro sem Carne"  (Lida 1687 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Ana-S

 
Os portugueses estão, este mês de setembro, a serem desafiados na sua criatividade à mesa. Um coletivo de 15 figuras ligadas à nutrição e culinária lançaram o “Setembro Sem Carne”. Uma iniciativa que não aponta medidas radicais, “antes, aprender como reduzir o consumo de carne, salvaguardando a nossa saúde e a do planeta”. Neste contexto, falámos com a nutricionista Bárbara Oliveira.



No dia em que decorre esta conversa com Bárbara Oliveira, faz manchetes nos meios de comunicação social, o anúncio do reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, de banir, já neste ano letivo, o consumo de carne de vaca dos refeitórios da instituição.  Bárbara, a par com outras 14 figuras ligadas ao mundo da nutrição e culinária, não vão tão longe na iniciativa que lançaram à comunidade digital, no fundo a todos nós, um "Setembro Sem Carne".

Antes de avançarmos na conversa para percebermos porque não assenta este movimento numa visão radical sobre o consumo de carne, Bárbara deixa-nos um pedido: "Estou a falar em nome de todos, somos um coletivo de 15 pessoas".

Na prática, este “Setembro Sem Carne”, é um desafio à partilha, ao longo de todo um mês, de receitas criativas. Em comum, todas terão de abdicar da carne, embora o objetivo final, não vise, a curto prazo, que cada um de nós a negue liminarmente. Antes, como nos conta Bárbara, “o nosso objetivo com o #setembrosemcarnept não é, num primeiro momento, um convite a que as pessoas deixem de comer carne. É que diminuam o seu consumo, pois é excessivo. Que cada um de nós, tenha imaginação para criar refeições sem a carne. Quem sabe se dentro de algum tempo, pessoas que comem carne seis vezes por semana, passem a ingeri-la três vezes”.

A este propósito, o do consumo excessivo, diz-nos Bárbara Oliveira: “O Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, publicado em 2017, refere que, em Portugal, um terço da população ainda consome mais de 100 gramas de carne vermelha por dia. Um excesso. O ideal de acordo com uma comissão científica da The Lancet [revista científica sobre medicina],o recomendado no que respeita ao consumo de carne, por dia, é de, até 14 gramas por quilograma e por pessoa, e de carnes brancas a média é de 29 gramas”.

Tudo tem um princípio e para Bárbara e Ana, o mote para a iniciativa que lideram com mais 13 personalidades ligadas à blogosfera, deu-se a oito mil quilómetros de distância, na América do Sul. “Na sequência dos fogos na Amazónia vimos que muitas pessoas partilhavam imagens, comentavam aquele drama. Percebíamos que as pessoas queriam ajudar, mas não sabiam como o fazer”, conta-nos a nutricionista. “Logo, desafiámos as pessoas que nos seguem nas redes sociais a partilharem as suas receitas sem carne. Falei com a Ana e, juntas, desafiámos blogueres influentes, de chefes de cozinha a médicos. Os 15, em conjunto, lançámos, então, o repto à comunidade que nos segue. Nasceu o ´Setembro Sem Carne`.

Na prática, este desafio funciona em modo de partilha: “O que temos feito é, diariamente, cada um de nós, lança uma receita saborosa sem carne. Mais, todas as semanas deixamos uma ementa semanal, com uma lista de compras onde, naturalmente, não consta a carne”.

leia mais aqui: https://lifestyle.sapo.pt/vida-e-carreira/ecologia/artigos/comemos-muita-carne-por-isso-pela-nossa-saude-e-pela-do-planeta-nasceu-um-setembro-sem-carne
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo