Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Cerca de 8 a 10% da população de S. Miguel morre por Acidente Vascular Cerebral  (Lida 849 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Online migel

 
Cerca de 8 a 10% da população de S. Miguel morre por Acidente Vascular Cerebral  
 
Via verde no hospital é fundamental para salvar vidas

No Hospital Divino Espírito Santo são internados anualmente cerca de 300 novos casos de lesão aguda do AVC (Acidente Vascular cerebral), e, por ano,cerca de 8 a 10% das pessoas que passam pelo hospital de POnta Delgada morre devido a acidentes vasculares cerebrais. Os dados foram revelados ontem pelo jornal "A União" no dia em que foi assinalado o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral.
De acordo com o neurologista do Hospital de Ponta Delgada, José Lopes, regista-se um ligeiro decréscimo da incidência desta doença, uma vez que também as pessoas estão mais sensibilizadas.
O AVC é uma doença prevenível e tratável. Boca ao lado, dificuldade em falar ou falta de força num braço são sinais de alerta que obrigam a chamar imediatamente o 112 e a exigir o transporte para o hospital. Hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado e o stress são algumas das causas desta doença. Por isso, o neurologista salienta que a prevenção é fundamental.
Há cerca de dois anos, foi implementada, no hospital de Ponta Delgada, a via verde do AVC, composta por uma etapa intra-hospitalar e outra extra. No hospital do Divino Espírito Santo, apenas existe a via verde intra-hospitalar que serve para fazer o acompanhamento médico do doente, mal este dê entrada no hospital.
De acordo com o médico neurologista, com este sistema evita-se muitas vezes lesões mais graves, o que permite uma recuperação mais rápida e os doentes ficam com menos sequelas neurológicas.
No entanto, José Lopes lamenta que o hospital de Ponta Delgada não tenha ainda implementado a via verde extra-hospitalar, o que permitiria uma vinda mais rápida destes doentes para o hospital. Contudo, o balanço é positivo.
Calcula-se que 1 em cada 6 pessoas venha a sofrer um AVC ao longo da sua vida.
No âmbito do Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), vai organizar, em todo o páis, um conjunto de acções de informação, sensibilização e aconselhamento da população.
Sessões que incluem rastreios, worshops destinados a cuidadores de pessoas com AVC e palestras dirigidas ao público em geral. Envolvendo centenas de profissionais de saúde e voluntários, nos Açores as comemorações decorrem na Ribeira Grande, numa organização do Hospital de Ponta Delgada.




Fonte:Correio dos Açores


 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo