iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

TotalMobility
myservice

Tecnomobile

Anuncie Aqui

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: As incríveis torres humanas da Catalunha  (Lida 64 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online casconha

As incríveis torres humanas da Catalunha
« em: 17/10/2020, 15:34 »
Ninguém sabe ao certo, mas certa noite do século 18 em Valls, na província catalã de Tarragona alguém sonhou com uma torre de castelo. No entanto, ele era arquiteto ou engenheiro: sua torre era feita de pessoas. A estranha ideia decolou e se espalhou por toda a Catalunha e nas últimas décadas desfruta uma espécie de renascimento após muitos anos de proibição pelo General Franco. Embora seja popular em muitos lugares da Espanha, você deve ir ao local de origem da prática para encontrar os "castellers" mais qualificados.

Para o observador casual, pode parecer que não há regras fixas na construção de um castell, e que o objetivo é só construí-lo sem que ninguém caia.




Há todo um ritual na sucessão rigorosa da construção e entre aqueles que compõem as equipes existem diferentes nomes para indicar a sua função particular.



O enxaneta, geralmente uma criança, é a pessoa que trepa no topo do castell. A torre é considerada completa quando ele ou ela levanta a mão com os dedos orgulhosos ao vento.




Uma vez feito isso, o enxaneta pode descer e os outros castellers seguem em ordem até que todos tenham atingido a segurança do chão.



É claro que o castell, como qualquer outra construção deste tamanho deve ter bases sólidas. Aí é onde entram os pinyas



Estas são as pessoas, a maioria homens, que criam a base do castell e que lhe dá a sustentação para suportar o enorme peso daqueles que formarão os outros níveis.



Embora a construção do castell seja de longe a parte que envolve mais a multidão, o perigo geralmente reside na desmontagem.




Quando os castellers estão descendo em geral acontecem muitos acidentes (veja o primeiro vídeo abaixo) e os pinyas devem estar ali também para sustentá-los.




Fonte: mdig
« Última modificação: 17/10/2020, 15:37 por casconha »
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo