ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Funicular de Friburgo, o único movido a cocô do mundo  (Lida 365 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online casconha

 

Funicular de Friburgo, o único bonde movido a cocô do mundo


Os funiculares são um meio de transporte estranho, mas, ao mesmo tempo, são um dos mais eficientes em termos energéticos. O sistema consiste em dois carros contrabalançados presos nas extremidades de um longo cabo que sobe uma encosta e passa por uma polia e depois desce. Então, quando um carro sobe, o outro desce. O peso das duas composições se contrabalança, de modo que apenas uma quantidade mínima de energia é necessária para puxar o carro em ascensão, o que geralmente é fornecido na atualidade por um motor elétrico
Alguns funiculares históricos tornaram o sistema ainda mais eficiente em termos energéticos, utilizando a água como força motriz. Este meio de transporte foi criado em meados do século XIX como uma alternativa às ferrovias, como meio de vencer grandes declives.
Esses funiculares possuem tanques de água construídos sob o piso de cada carro que podem ser enchidos ou esvaziados para pesá-los apenas o suficiente para permitir o movimento. Normalmente, os tanques ficam vazios no início da viagem.
Após o embarque dos passageiros em ambos os vagões, o operador da estação superior é informado da quantidade de passageiros que entraram no vagão ascendente. Ele então sabe a quantidade exata de água que precisa ser colocada no tanque do carro superior para torná-lo mais pesado do que o carro na parte inferior da colina.



Uma vez alcançado um desequilíbrio suficiente, os freios são liberados e o funicular é acionado exclusivamente pela gravidade. Ao final do trajeto, o carro que desce é esvaziado de água e o processo se repete.
Muitos funiculares movidos a água foram posteriormente equipados com motores elétricos. Felizmente, alguns ainda operam até hoje. Alguns exemplos de funiculares hidráulicos ainda em funcionamento são a Ferrovia do Morro Lynton e Lynmouth, em North Devon, Inglaterra, em funcionamento desde 1890; o Funicular do Bom Jesus do Monte em Braga, Portugal, em funcionamento desde 1882; o Elevador Leas em Kent, Inglaterra, em operação desde 1885; o Nerobergbahn em Wiesbaden, Alemanha, em operação desde 1888; o Elevador do Morro Saltburn em North Yorkshire, Inglaterra, em operação desde 1884, e o Funiculaire Neuveville-St.Pierre em Friburgo, Suíça, em operação desde 1899.
Este último é de particular interesse, pois utiliza águas residuais provenientes de uma estação de esgoto para alimentar o funicular.



A Ferrovia do Morro Lynton e Lynmouth também é única. A maioria dos funiculares movidos a água precisa que a água seja bombeada colina acima para encher os tanques na estação superior, mas na Lynton e Lynmouth a água é descartada e a água doce é retirada de um rio próximo, sem necessidade de bombeamento.
A Ferrovia do Morro Lynton e Lynmouth é um dos três funiculares totalmente movidos a água do mundo. Os outros são o Funicular Bom Jesus do Monte, em Braga, Portugal, e o Funiculaire Neuveville-St.Pierre, em Friburgo, Suíça
.


Fonte: mdig
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo