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Autor Tópico: Atendimento em língua gestual no SNS24 beneficiou mais de mil utentes  (Lida 1976 vezes)

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Atendimento em língua gestual no SNS24 beneficiou mais de mil utentes


O serviço foi criado há um ano e para o presidente da Associação Portuguesa de Surdos “foi uma das maiores alegrias que a comunidade surda teve desde há muito tempo".
10 de Maio, 2021 - 12:00h


Foto de Paulete Matos

O atendimento é feito com um intérprete em língua gestual, que assegura a comunicação entre o enfermeiro e o utente. O serviço está disponível os 7 dias da semana e 24 horas por dia, segundo o Jornal de Notícias (JN)(link is external).

Mais de 1.200 pessoas surdas já se beneficiaram deste serviço criado há um ano para facilitar o acesso de utentes ao serviço de triagem e aos cuidados de saúde.

Luís Goes Pinheiro, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, refere que “este serviço veio dar resposta a uma necessidade e a um anseio das pessoas surdas, traduzindo-se numa iniciativa muito importante, que promove a inclusão e presta um serviço de qualidade e equidade, não deixando ninguém para trás”.


Porque são precisos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa no SNS?
Por sua vez, a Associação Portuguesa de Surdos, na pessoa do seu presidente Pedro Mourão, aponta que o atendimento em videochamada “foi uma das maiores alegrias que a comunidade surda teve desde há muito tempo” e trata-se de uma conquista após “uma luta de longa data”.

De acordo com a associação, esta iniciativa permitiu que os seus associados reduzissem os pedidos de intérpretes quando necessitam de ir a uma consulta médica.

Pedro Mourão afirma ainda que “a área da saúde sempre foi uma espécie de tabu. Não havendo acessibilidade, as pessoas surdas tinham o hábito de evitar ir às clínicas ou hospitais por questões menores. Iam apenas se houvesse muita necessidade disso ou se tivessem um familiar ou pessoa amiga para os acompanhar”.

Relativamente ao funcionamento da plataforma, “tem sido de acordo com o esperado” já que “a pandemia forçou o Governo a rever as suas prioridades e a atender as necessidades das pessoas surdas”. No entanto, deixou um alerta: “Só gostávamos que nas próximas lutas, não fosse necessária uma pandemia para fazer com que o Estado nos oiça, porque não são eles que deveriam ser os «surdos» da questão”, sublinhou Pedro Mourão.

Para além da plataforma de atendimento, está disponível no site sns24.gov.pt(link is external) um webchat, em português e inglês, para quem não tem conhecimento de língua gestual.


Fonte: https://www.esquerda.net/artigo/atendimento-em-lingua-gestual-no-sns24-beneficiou-mais-de-mil-utentes/74305
 

 



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