Deficiente-Fórum

..:: Deficiente-Forum - Tipos de Deficiência ::.. Responsável:100nick => Deficiência Auditiva => Tópico iniciado por: Sininho em 08/09/2011, 14:35

Título: Crianças c/ deficiência auditiva abandonam a escola por falta de transporte
Enviado por: Sininho em 08/09/2011, 14:35
ANGOLA - Crianças com deficiência auditiva abandonam a escola por dificuldade de transporte  

Luanda- Mais de vinte alunos com deficiência auditiva interromperam os estudos no inicio do ano lectivo, devido às dificuldades de transportes registada pelo colégio privado do ensino especial, Mártires do Uganda, situado no bairro Benfica, município da Samba, em Luanda.
 
Em declarações hoje (quarta-feira) à Angop, o coordenador para o ensino especial, Guilherme Ikela, que falava sobre as actividades a serem realizadas em alusão à semana do Dia Mundial do Surdo, a assinalar-se no dia 30 de Setembro, disse que uma das grandes dificuldades dos alunos é a deslocação de casa para escola e vice-versa.
 
Disse que frequentam as aulas, alunos provenientes de vários municípios de Luanda "e graça a boa vontade de alguns professores e outros funcionários da instituição que colaboram na recolha e distribuição dos estudantes é que ainda existem alguns a assistirem as aulas .
 
Informou que os alunos são recolhidos e distribuídos em pontos de concentração, de acordo o trajecto efectuado pelo trabalhador do colégio, por viaturas pessoais ou mesmo por transportes colectivos.
 
Guilherme Ikela apontou como dificuldades para o ensino dos deficientes auditivos, a falta de um padrão de língua gestual, onde são encontradas as interpretações para algumas palavras técnicas e cientificas, desconhecidas por intérpretes angolanos, como nas disciplinas de biologia, química, física e outras.
 
 Explicou que palavras como “município” deviam ser interpretadas com apenas um gesto, mas por falta de um modelo definido, os intérpretes soletram a palavra de acordo o alfabeto gestual, o que se torna muito embaraçoso.
 
O intérprete defende a criação de uma comissão, integrada por técnicos do ministério da Educação e da Cultura, para a definição de termos gestuais, à semelhança de outros países, facilitando deste modo, o acompanhamento dos alunos até o ensino superior.
 
Fundada em 2003, o colégio Mártires do Uganda controla 83 alunos no ensino primário da pré á 6º classe e quatro do secundário, sendo três da 7º e uma na 8ºclasse.

in Angola Press