Crianças surdas visitam Museu do Carro Elétrico
Depois da visita, crianças viajaram num elétrico histórico
Foto: José Carmo / Global Imagens
Crianças surdas visitam Museu do Carro Elétrico
Para assinalar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, o Museu do Carro Elétrico, no Porto, promoveu nesta terça-feira uma visita a alunos da Escola Básica Augusto Lessa.
Ao todo, foram 24 alunos do 1.º ciclo, pertencentes a duas turmas - uma de crianças bilingues e outra de crianças ouvintes. Todos beneficiaram da presença de uma tradutora para ficarem a conhecer os veículos que repousam no espaço da antiga central termoelétrica de Massarelos.
"Crianças felizes", que "gostaram muito das explicações" da tradutora - foi assim que a professora Maria Sameiro Pereira resumiu a reação dos pequenos visitantes. A docente acrescentou que a escola em causa é uma "referência" no ensino, por ter bastantes alunos surdos, uns inseridos em turmas bilingues e outros que, por terem implantes cocleares ou próteses, estão em turmas de ouvintes.
Segundo a STCP, a iniciativa enquadrou-se num projeto que visa "tornar o Museu do Carro Elétrico cada vez mais inclusivo e acessível a um maior número de pessoas". O espaço já dá apoio a visitantes cegos e amblíopes.
A Língua Gestual Portuguesa é reconhecida pela Constituição desde a revisão de 1997. Na Lei Fundamental foi introduzida uma alínea no artigo 74.º, atribuindo ao Estado o dever de "proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades".
O dia nacional celebra-se a 15 de novembro por ter sido nessa data, em 1995, que foi criada a Comissão para o Reconhecimento e Proteção da Língua Gestual Portuguesa e Defesa dos Direitos das Pessoas Surdas.Fonte: JN