mobilitec

ergometrica

Ortopedia Moderna

Lismedica

Anuncie Aqui
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Ortopediareal
Anuncie Aqui

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Vaticano: Papa assinala Dia Mundial do Surdo  (Lida 178 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Sardinha

Vaticano: Papa assinala Dia Mundial do Surdo
« em: 30/09/2018, 20:37 »
Vaticano: Papa assinala Dia Mundial do Surdo
Set 30, 2018 - 11:45


Francisco pede nova mentalidade que promova «inclusão» de todos

Cidade do Vaticano, 30 set 2018 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje no Vaticano o Dia Mundial do Surdo, saudando as delegações internacionais que se reuniram na Praça de São Pedro para celebrar esta jornada.

O Dia Mundial do Surdo festeja-se no último domingo do mês de setembro por iniciativa da ONU, evocando a criação da Federação Internacional dos Surdos, em 1951.

Francisco enviou uma mensagem à organização nacional de apoio aos surdos da Itália, apelando a uma nova cultura de “inclusão” de todos.

“Penso nos muitos surdos e seus familiares que, diante do desafio da deficiência, já não se sentem sozinhos”, realçou, destacando o trabalho realizado por associações do género.

Após constatar “os grandes progressos” realizados neste campo, o Papa alerta para a difusão de uma “perigosa e inaceitável cultura do descarte”, que afeta em particular as pessoas frágeis, sobretudo as crianças “que têm dificuldade para participar da vida escolar”, “os idosos que experimentam a solidão e o abandono, os jovens que perdem o sentido da vida”.

É preciso empenho para combater todas as barreiras que impedem a possibilidade de relação e de encontro em autonomia, para alcançar uma autêntica cultura e prática da inclusão. Isso vale tanto para a sociedade civil, como para a comunidade eclesial”.

Dentro da Igreja Católica, assinala o pontífice, é necessária uma “pastoral inclusiva nas paróquias, nas associações e nas escolas”, que vise “a promoção das pessoas surdas, superando o isolamento de muitas famílias”, que ainda hoje são vítimas “de inaceitáveis discriminações”.

O Santuário de Fátima acolheu a 16 de setembro uma peregrinação nacional da comunidade surda, com cerca de 250 pessoas, que tiveram pela primeira vez um momento de Reconciliação Comunitária.

O programa ECCLESIA (RTP2) apresenta desde fevereiro o Evangelho que vai é proclamado nas celebrações dominicais em Língua Gestual Portuguesa.

Já em janeiro de 2017, a RTP iniciou a transmissão de ‘A Fé dos Homens’, onde se inclui o programa Ecclesia, da Igreja Católica, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

OC
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo