Deficiente-Fórum
..:: Deficiente-Forum - Tipos de Deficiência ::.. Responsável:100nick => Deficiência Motora => Tópico iniciado por: migel em 22/04/2011, 11:04
-
Úlcera de pressão e Mudanças de Decúbito
(http://forumenfermagem.org/feridas/wp-content/uploads/2009/05/up1.jpg)
A conseqüência da restrição prolongada no leito oriundo das, mas diversas patologias que acometem aos pacientes que necessitam de cuidados de Terapia Intensiva requerem que haja uma equipe altamente treinada e especializada de Médicos, Fisioterapeutas e Enfermeiros para que venha propiciarem as devidas mudanças de decúbito e a mobilização destes pacientes acamados, afim de evitar lesões cutâneas e Ulceras de Pressão.
As manifestações clínicas da restrição prolongada são múltiplas e se traduzem em profundas alterações fisiológicas e bioquímicas afetando todos os órgão e sistemas do corpo, e a imobilidade pode levar a uma lesão pior do que a doença de base ou a lesão inicial. As intervenções do profissional de Fisioterapia têm um papel importante na melhora do transporte de oxigênio, e na prevenção dos efeitos negativos da mobilidade restrita e dos posicionamentos em decúbito.
Dentre as possíveis alterações são encontradas temos as úlceras de Decúbito que ocorrem quando a Equipe de assistência não realizada de modo efetivo a mudança de decúbito a cada duas horas ou sempre que necessário, que e um procedimento elegível aos pacientes criticamente enfermos por múltiplos fatores de risco. Os procedimentos e mobilizações Fisioterapeuticos objetiva a evitar as comumente as Úlceras dorsais, em região Sacra, escapula, cotovelo, calcanhar, regiões maleolar.
O Fisioterapeuta como parte integrante de equipe multidisciplinar tem coresponsabilidade a qualidade de vida do paciente nas atenções de reabilitação e prevenção, tem o apráxis baseado nos fatores etiológicos e juntamente com toda equipe atua de forma a evitar a instalação das Ulceras de pressão, Utilização de recursos físicos, materiais, químicos e fototérmicos.
A prevenção/tratamento de contraturas musculares, úlceras de decúbito e instalação de deformidades relacionadas ao posicionamento no leito são dependentes de: Equipamento Apropriado, Equipe Multidisciplinar bem treinada, Utilização de equipamentos e acessórios: Travesseiros / Coxins / Órteses / Colchões /Almofadas / Poltronas e etc, Identificação do equipamento necessário, as Posições a serem usadas, Movimentos e posições a serem evitados, Freqüência das mudanças de posição.
LEITO: Camas ajustáveis
COLCHÕES: Firmeza e Durabilidade,com apoio firme e uniforme. Em pacientes acamados por longos períodos usa-se o colchão casca de ovo para prevenção de escaras.
Colchões de água e pneumáticos eletrônicos também são utilizados, Rolos , Travesseiros, Coxins, Colares Cervicais, Órteses para MMSS, Órteses para MMII, Cintas e faixas abdominais.
Fatores Etiológicos: Pressão Intensa e Prolongada: sobre proeminências ósseas. A destruição tecidual pela pressão é dependente: Intensidade, Duração, Capacidade tecidual de suportar pressão.
Exposição à Fricção e Corte: Dano freqüentemente restrito as camadas superficiais. Entretanto, se o trauma mecânico não for removido o dano poderá progredir até camadas tissulares profundas
Desidratação, Urina, Fezes, Suor e Maceração da pele: São processos de Fragmentação da pele, tornando-a mais suscetível à efeitos de pressão, corte ou fricção. Estados Nutricionais Comprometidos: Pela diminuição da tolerância tissular de suportar choques mecânicos. Idade Avançada, Baixa pressão sanguínea, Temperatura corporal elevada, Estados psicossomáticos.da Mobilidade/Atividade, Lesão Medular, Lesão ortopédica, Obesidade Mórbida, Desordens Neuromusculares, Debilidades Gerais .
Podem ocorrer durante transferência ou re-posicionamento com assistência inadequada, Cuidados com objetos/utensílios, Dobras de lençol/traçado, Contensão no leito, Calhas /órteses mal posicionadas.
Fonte: MSA Fisioterapia