Deficiente-Fórum

..:: Deficiente-Forum - Tipos de Deficiência ::.. Responsável:100nick => Deficiência Motora => Tópico iniciado por: migel em 11/02/2011, 15:18

Título: Uso de capacete reduz risco de lesões na espinha após colisões
Enviado por: migel em 11/02/2011, 15:18
Uso de capacete reduz risco de lesões na espinha após colisões
       
Tags: lesão medular 0“Estamos derrubando um mito popular de que o uso de capacete quando andar de moto pode ser prejudicial durante um acidente”
[float=left](http://serlesado.com.br/wp-content/uploads/2011/02/59-284x300.jpg)[/float]Os capacetes para motociclistas, muito conhecidos por reduzir o número de lesões cerebrais e as mortes por acidentes, parece também estar associado a um menor risco de lesão da coluna cervical. A conclusão é de uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

“Estamos derrubando um mito popular de que o uso de capacete quando andar de moto pode ser prejudicial durante um acidente”, diz o líder do estudo Adil H. Haider, professor assistente de cirurgia na Johns Hopkins. “Não há dúvida de que os capacetes salvam vidas e reduzem ferimentos na cabeça. Agora sabemos que eles também estão associados com uma diminuição do risco de lesão da coluna cervical”.

Os pesquisadores relataram que ativistas norte-americanos lutaram, durante décadas, contra as leis que obrigam o uso de capacete, citando um pequeno estudo que sugere que, em caso de colisão, o peso de um capacete pode causar torque significativo no pescoço, algo devastador para a coluna .

Mas os resultados do presente estudo mostram que os pilotos com capacete apresentaram 22% menos probabilidade de sofrer lesão na coluna cervical do que aqueles sem capacetes. O estudo revisou um Banco de Dados Nacional de Trauma, analisando informações sobre mais de 40 mil colisões de motocicletas entre 2002 e 2006.

O estudo de Haider, como outros antes, encontrou uma redução no risco de traumatismo crânio-encefálico em pacientes portadores de capacete (65%) e diminuição nas probabilidades de morte (37%). Mas no novo estudo, a evidência mais forte é que os capacetes também reduzem significativamente a lesão na coluna cervical, que pode resultar em paralisia.

Fonte: ISaúde