Centro para apoiar deficientes mentais abre na terça-feira em Odivelas
O Telhadinho vai dispor das valências de lar residencial (24 utentes), residência autónoma (10) e de centro de dia (20), com uma capacidade total de servir 54 utentes com deficiência
A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos (CEDEMA) inaugura na terça-feira, em Odivelas, um equipamento social com capacidade para servir 54 utentes nas valências de lar, centro de dia e residência.
O equipamento, designado por O Telhadinho, é propriedade da CEDEMA e resulta de comparticipações financeiras do Instituto da Segurança Social, ao abrigo do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) e da Câmara Municipal de Odivelas, num total de 963 mil euros.
A Câmara de Odivelas cedeu também terrenos municipais para a construção.
Em declarações à agência Lusa, a presidente da CEDEMA, Maria Antónia, referiu que O Telhadinho vai ser muito importante para as populações dos concelhos de Odivelas e Loures (município vizinho de Odivelas), uma vez que vem superar uma “carência”.
“Estamos a falar de uma população muito carente e a nossa capacidade de resposta era muito limitada. Caso haja vagas este equipamento poderá receber pessoas também de outras partes do país”, explicou.
O Telhadinho vai dispor das valências de lar residencial (24 utentes), residência autónoma (10) e de centro de dia (20), com uma capacidade total de servir 54 utentes com deficiência.
A CEDEMA, constituída em 1982, é uma instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, e tem por objetivo o bem-estar dos adultos portadores de deficiência mental e das suas famílias.
in ionline.pt