iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Intensidade nos treinos físicos beneficia adultos com dificuldade intelectual  (Lida 604 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Intensidade nos treinos físicos beneficia adultos com dificuldade intelectual
Agência Lusa
26 fev 2024 09:25


Foto Shutterstock


A colocação de intensidade nos treinos físicos de adultos com dificuldade intelectual beneficia a sua saúde e bem-estar, comprovou Pedro Xavier Melo, vencedor do Prémio Ciência & Investigação do Desporto Paralímpico Allianz 2023.

"O que investigámos tem mostrado que beneficiam da mesma forma que qualquer pessoa sem condição de dificuldade intelectual. Também precisam de treinos com intensidade mais elevada para conseguirem melhorar o seu perfil de risco", explicou à Lusa o professor da Faculdade de Motricidade Humana e líder de um consórcio de investigação na área da fisiologia.


A equipa é maioritariamente constituída por investigadores da Universidade de Lisboa, igualmente da Faculdade de Medicina, mas inclui o contributo da Universidade do Illinois, nos Estados Unidos, bem como do Ginásio Clube de Lisboa e da CerciOeiras.

"É um estudo muito virado para o exercício e saúde e não tanto para o desporto, mas com implicações no mesmo. Muitas vezes há o receio de utilizar treinos com intensidade mais elevada com esta população. Vai-se caminhar um bocadinho, utiliza-se os 'inhos' e os diminutivos... um bocadinho de infantilização da própria condição", repara o responsável.

Xavier Melo entende que os resultados desta observação constituem um "bom contributo" para as futuras edições das recomendações do American College of Sports Medicine, "a grande bíblia na prescrição de exercício físico onde há anos a palavra 'intensidade' era quase proibida".

"Neste momento, já não é. Sobretudo quando bem estruturada, bem supervisionada, com staff permanente e orientação de fisiologistas do exercício. É perfeitamente possível pôr a intensidade no treino de pessoas com dificuldade intelectual", reforçou, referindo-se à resposta cardiorrespiratória a programas de treino intervalado de alta intensidade.


Fonte: dnnoticias.pt
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo