mobilitec

ergometrica

Ortopedia Moderna

Lismedica

Ortopedia Universo Senior
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Ortopediareal
Anuncie Aqui

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Cães da Guarda Civil ajudam no tratamento de crianças autistas em escola municipal  (Lida 357 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online rui sopas

Cães da Guarda Civil ajudam no tratamento de crianças autistas em escola municipal

Programa de cinoterapia foi implantado há quatro meses e ajuda dois estudantes de Cerquilho (SP).
Por G1 Itapetininga e Região

03/02/2018

Cachorros ajudam no tratamento de crianças com deficiência em escola de Cerquilho

O auxílio de cães da Guarda Civil Municipal está colaborando no tratamento de crianças autistas da Escola Municipal Educação Especial José Bepe Modolo, em Cerquilho (SP).

O programa de cinoterapia, que usa cães em tratamentos multidisciplinares de pacientes, foi implantado há quatro meses. De acordo com a coordenadora Patrícia Rodrigues, ele ainda é piloto, mas já trouxe resultados positivos logo no primeiro mês.

“Os pais tem relatado que as crianças então ficando mais calmas de maneira geral, ou seja, os resultados estão sendo positivo. Como o projeto é piloto, estamos trabalhando com apenas dois alunos autistas, um de grau leve e outro mais severo. Quando tivemos resultados mais concretos do programa, pretendemos expandir para outros alunos com o distúrbio”, explica.

https://s2.glbimg.com/2LT6iyBF8pjXGeTaZcdKFN5l9p8=/0x0:1700x956/1000x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/6/z/FK4940TVSpwB3s2URn7w/cao-4.jpg

Projeto de terapia de autistas com cães em Cerquilho ainda está na fase piloto, mas já aponta resultados positivos (Foto: Reprodução/TV TEM)

O filho da costureira Gislene Moreira Assunção, por exemplo, é um dos alunos que faz parte desse projeto. Ela conta que agora consegue passear com filho e que a terapia o ajudou a superar o medo que tinha por cães.

“A terapia está fazendo muito bem para ele. Agora ele é mais calmo, está menos ansioso, a fala dele desenvolveu bastante e eu consigo sair com ele, coisa que não conseguia fazer antes. A terapia também ajudou a superar o medo de cachorro. Antes ele tinha pavor, gritava e se escondia sempre que via um e agora ele ama”, conta a mãe emocionada.


Coordenadora do projeto Patrícia Rodrigues explica que objetivo do tratamento é a inclusão de pessoas diagnosticadas com autismo na sociedade (Foto: Reprodução/TV TEM) Coordenadora do projeto Patrícia Rodrigues explica que objetivo do tratamento é a inclusão de pessoas diagnosticadas com autismo na sociedade (Foto: Reprodução/TV TEM)

Treinamento
Segundo o guarda civil Reinaldo Donizete, os cães usados no programa foram treinados para que pudesse fazer parte da ação.

“Nós já havíamos treinando os cachorros para atividades em diversas escolas e aí surgiu o convite para participarmos do projeto. Então fizemos um curso no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas com a equipe do TAC, que é a Terapia Assistida por Cães, de como atender essas crianças. Isso é algo bom para todo mundo para as crianças e para os cães. Para nós é muito gratificante”, afirma.



 Cães da Guarda Civil Municipal foram treinados para terapia com autistas em escola de Cerquilho (Foto: Reprodução/TV TEM)

Ainda segundo Patrícia, o principal objetivo do tratamento é a inclusão de pessoas com autismo na sociedade.


“O autismo é um distúrbio do comportamento, então nós precisamos ensinar essa criança a como se comportar no meio social, que é para ela um ambiente hostil, então os cães nos ajudam nesse treinamento de habilidade social para que ela possa viver melhor em sociedade”, conta.


Cães ajudam no tratamento de crianças com autismo em escola em Cerquilho (Foto: Reprodução/TV TEM)


Fonte: https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/caes-da-guarda-civil-ajudam-no-tratamento-de-criancas-autistas-em-escola-municipal.ghtml
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo