Publicidade
Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início
Ajuda
Entrar
Registe-se
Deficiente-Fórum
»
..:: Deficiente-Forum - Tipos de Deficiência ::.. Responsável:100nick
»
Deficiência Múltipla
(Moderador:
rui sopas
) »
27 DE JUNHO É O DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS SURDOCEGAS
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: 27 DE JUNHO É O DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS SURDOCEGAS (Lida 776 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
migel
Administrador
Mensagens: 24349
Gostos: 3643 veze(s)
Tem deficiência: Sim
27 DE JUNHO É O DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS SURDOCEGAS
«
em:
29/06/2023, 10:03 »
27 DE JUNHO É O DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS SURDOCEGAS
Atualizado: 27/06/2023
Dia 27 de Junho foi comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Pessoa Surdocega. O dia foi escolhido em homenagem a
Helen Keller, a escritora e ativista social, nascida em 27 de junho de 1880.
Ela foi a primeira pessoa surdocega a conquistar o diploma de bacharelado.
Em 1991, a DbI – Deafblind International Associations – adotou a palavra deafblindness [surdocegueira], em substituição de deaf-blind, para reforçar a natureza única da surdocegueira, defendendo que esta é uma só deficiência e não a soma de surdez e cegueira.
A Surdocegueira é uma deficiência única que apresenta perdas auditiva e visual simultaneamente, em diferentes graus. O surdocego pode não ter perda total dos dois sentidos, podendo ouvir ou ver parcialmente.
São distinguíveis quatro graus de surdo-cegueira:
- existência de um resíduo auditivo e de um resíduo visual
- surdez total e resíduo visual
- resíduo auditivo e cegueira total
- surdez e cegueira totais
Existem diversas maneiras de comunicação. É essencial que se faça uso de objetos ou símbolos táteis, expressões faciais ou ruídos que expressem opiniões, ou sentimentos (para aqueles que não tenham perda total de audição ou visão), deixar que o surdocego toque seu rosto, lábios, bochechas, mandíbulas para que ele consiga compreender o que nós estamos a dizer.
A Língua Gestual Tátil (LG Tátil) é um meio de comunicação comum e é um método usado por pessoas surdocegas. É baseado numa Língua Gestual ou outro sistema de comunicação manual.
É o método mais comum para assegurar uma maior acessibilidade a pessoas surdocegas.
O Centro de Desenvolvimento Educacional António Aurélio da Costa Ferreira localiza-se em Lisboa e foi o primeiro do país, dedicado à educação e reabilitação de crianças, jovens e adultos surdocegos, possuindo as técnicas no domínio da reabilitação, indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida, em aspetos básicos de acesso à informação, orientação e mobilidade, controle do ambiente e o mais importante, a comunicação.
Mais informação:
https://www.mapasocial.pt/pt/ced-antonio-aurelio-da-costa-ferreira/I6409
Fonte: INR
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Deficiente-Fórum
»
..:: Deficiente-Forum - Tipos de Deficiência ::.. Responsável:100nick
»
Deficiência Múltipla
(Moderador:
rui sopas
) »
27 DE JUNHO É O DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS SURDOCEGAS
There was an error while thanking
Gostando...
Política de Privacidade
Regras
Fale Connosco