iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

TotalMobility
myservice

Tecnomobile

Anuncie Aqui

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla  (Lida 1976 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline salgado18

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Em Pinheiral, a Apae comemorou o evento com uma semana inteira de atividades


Fotografada por Divulgação
(Foto: Divulgação)


“O futuro se faz com a conscientização das diferenças”. Este é o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2016. Em Pinheiral, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) comemorou o evento com uma semana inteira de atividades. Dentro da programação, exposições, palestras, sessão de cinema e muito mais.

A abertura do evento realizada na semana passada contou com um dia inteiro de exposições pedagógicas. No portfólio, trabalhos elaborados pelos alunos da unidade sobre a Olimpíada 2016. Jogos, desenhos, artes sobre as diferentes modalidades de esporte deram cor à exposição.

Durante a programação, houve a palestra sobre ‘Agroecologia, respeito à vida’, com os produtores rurais do município, Daniel Custódio e Rosângela Custódio, que, na ocasião, elaboraram receitas alternativas com degustação de sucos. Uma animada sessão de cinema, uma bela exposição de fotos e o tradicional coral dos alunos em parceria com IFRJ Nilo Peçanha fizeram também parte da programação.

Outro motivo de comemoração foi o aniversário de 27 anos da Apae. A comemoração tomou conta do espaço e, na última sexta-feira, aconteceu uma capacitação continuada, atividade que faz parte da jornada pedagógica de 40 horas para professores e funcionários da instituição. Também na sexta, a instituição contou com a visita do grupo da terceira idade da Academia da Saúde para atividades de dança e prática de exercícios. A Semana foi encerrada ontem com um almoço beneficente.

Funcionando na Rua Francisco Ribeiro de Abreu, no Centro de Pinheiral, a Apae, conta com 106 alunos. Segundo as diretoras, Maria do Rosário Cambraia e Priscila Mendes da Silva, a Semana é um momento muito esperado e tem um significado importante para os alunos. “Além de proporcionar ocasiões diferenciadas e interativas a eles, ainda é uma oportunidade para refletirmos sobre as necessidades de uma pessoa com deficiência múltipla e mostrar que todos somos iguais”, disse a diretora administrativa da unidade.  Para a diretora pedagógica, a ideia do movimento é permitir maior conscientização da população acerca da busca pela garantia dos direitos das pessoas com deficiências bem como sua inserção efetiva na sociedade.

CONSCIENTIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS

Com o tema deste ano, a Federação Nacional das Apaes, em consonância com suas unidades filiadas, organizou, mais uma vez, essa semana no sentido de promover ampla discussão, no período de 21 a 28 de agosto de 2016. “Ao afirmarmos que ser diferente é uma questão de direitos humanos, entendemos que se trata de valioso destaque na pauta dos eventos que discutem e debatem a temática. Evidências apontam ocorrências na sociedade, ameaçadoras da dignidade das pessoas, ao ponto de não serem aceitas por causa da diferença que apresentam. Sobre o assunto, buscamos respostas para as perguntas seguintes: Por que falar de diferenças? Qual sua importância? O que é diferença? O que tem a ver a diferença com a Semana da Pessoa com Deficiência?”, finalizou a diretora administrativa da Apae.


Fonte: http://avozdacidade.com/site/noticias/variedades/53671/
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo