Como agir com pessoas cegas ou com deficiência visual
* Nem sempre as pessoas cegas ou com deficiência visual precisam de ajuda, mas se encontrar alguma que pareça estar em dificuldades, identifique-se e ofereça auxílio. Nunca ajude sem antes perguntar como faze-lo.
* Caso a sua ajuda como guia seja aceite, coloque a mão da pessoa no seu cotovelo dobrado.
* É importante avisar, antecipadamente, a existência de degraus, pisos escorregadios, buracos, e outros obstáculos durante o trajecto.
* Para ajudar a pessoa cega a sentar-se, deve guiá-la até à cadeira e colocar a mão dela sobre o encosto da cadeira, informando se esta tem braço ou não. Deixe que a pessoa se sente sozinha.
* Na presença de uma pessoa cega fale em tom normal, a menos que a pessoa tenha deficiência auditiva, não faz sentido GRITAR.
* Por mais tentador que seja acariciar um cão-guia, lembre-se de que estes cães têm a responsabilidade de guiar um dono. Desta forma o cão nunca deve ser distraído do seu dever de guia.
*Em convívio social ou profissional, não exclua as pessoas com deficiência visual das actividades a desenvolver. Deixe que elas decidam como podem ou querem participar.
* Quando se ausentar, não esqueça de avisar ou despedir-se do deficiente visual.
* As pessoas cegas ou com visão deficiente são iguais a nós, têm é dificuldade em ver. Trate-as com o mesmo respeito e consideração como trata todas as pessoas.
Fonte: CMO