CMF e Associação de Cegos e Amblíopes reforçam parceria com vista a uma cidade mais inclusiva
19 de Agosto, 2025/em Notícias
Protocolo de cooperação assinado esta tarde, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, visa melhorar acessibilidades, sensibilizar a população e criar mais respostas sociais para pessoas com deficiência visual.
A Câmara Municipal do Funchal (CMF) e a ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal celebraram, esta tarde de 19 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de cooperação para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual no concelho.
O acordo, assinado pela Vereadora Helena Leal e por Ana Andrade, Coordenadora Operacional do Núcleo da Madeira · Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, teve como objetivo principal intensificar o trabalho já desenvolvido entre ambas as entidades. As ações previstas passam pela realização de campanhas de informação dirigidas à população em geral e por iniciativas específicas nas escolas do concelho, com o intuito de consciencializar desde cedo para a importância da inclusão de pessoas com deficiência, neste caso, visual. Um protocolo que pretende reforçar o trabalho em rede entre as duas entidades e que se junta assim ao apoio financeiro, já existente, atribuído pelo executivo funchalense.
Está ainda prevista a intensificação do trabalho de mapeamento das zonas onde é necessário melhorar a acessibilidade ao espaço público, através da implementação de medidas como sinalização braille, aumentar os sinais sonoros em semáforos, e a eliminação de barreiras arquitetónicas. O protocolo estabelece também um mecanismo de sinalização mútua de casos de cidadãos com necessidades especiais, permitindo um encaminhamento e acompanhamento mais eficaz, bem como a realização de ações de formação em parceria.
A médio prazo, a ACAPO compromete-se a disponibilizar na Madeira um Centro de Atendimento e Reabilitação e um Serviço de Assistência Pessoal.
Em declarações, a Vereadora Helena Leal, responsável pelos pelouros da Educação, Apoio Social, Saúde e Políticas de Longevidade, dirigiu um “especial cumprimento à Dra. Ana Andrade e a sua equipa da ACAPO”, afirmando que “hoje assinamos aqui um protocolo de cooperação para dar continuidade a um trabalho que temos vindo a desenvolver, mas que queremos cada vez mais extensivo à população com deficiência visual”.
A autarca explicou que o objetivo é “colaborar com a ACAPO para criar uma plataforma de sensibilização e formação com vista a uma maior compreensão para com as pessoas com deficiência visual e consequentemente criar condições para uma maior e melhor inclusão”. Helena Leal destacou ainda a parceria com as escolas e a adequação de “um conjunto de situações específicas no concelho, seja na implementação de sinais sonoros, junto dos semáforos, alargamento de passeios, eliminação de barreiras arquitetónicas que tem sido já levado a cabo por este município”, sublinhando que com esta parceria se terá “uma comunicação ainda mais profícua para levar a cabo esta missão”.
Para a Vereadora, este protocolo “vem firmar a determinação do município em fortalecer os laços com a sociedade civil”, representando “um passo determinante para uma sociedade mais justa, mais equitativa e inclusiva”. Terminando com um apelo, Helena Leal lançou o repto: “Juntem-se a nós e à ACAPO, são muito bem-vindos. Pois o município, para além de reforçar a sua ação junto desta população ao firmar este protocolo, estará sempre de portas abertas a quem se queira juntar a causas solidárias e nobres como esta. Façamos juntos esta caminhada pela aceitação da diferença. Por uma sociedade melhor, por uma sociedade mais inclusiva”
Fonte:
https://www.funchal.pt/cmf-e-associacao-de-cegos-e-ambliopes-reforcam-parceria-com-vista-a-uma-cidade-mais-inclusiva/