Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga celebra 30 anos e quer residência a  (Lida 113 vezes)

0 Membros e 22 Visitantes estão a ver este tópico.

Online Nandito

 
Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga celebra 30 anos e quer residência autónoma como prenda

Segunda-feira, 19 Jan 2026 às 17:35
Redação




O presidente da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB), instituição que esta segunda-feira assinala 30 anos, espera poder concretizar até ao final deste mandato, que se estende até 2029, o “sonho” de ver erguida uma residência autónoma. A obra será edificada na Póvoa de Lanhoso, onde a associação está sediada.

No discurso durante o almoço comemorativo do 30º aniversário, que se seguiu à celebração de uma missa presidida pelo Arcebispo de Braga, Domingos Silva lembrou as dificuldades vividas pelos projetos sociais, apelando a que as entidades “ouçam as instituições e quem necessita das respostas”.

O dirigente, que há precisamente um ano tomou posse para o último mandato permitido pelos estatutos da associação, lembrou o trabalho realizado no Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) – para o qual reivindicou mais apoios financeiros – e disse que espera sair da presidência, daqui a três anos, com o crédito contraído para a sede totalmente liquidado.

Dentro deste período temporal, até 2029, Domingos Silva espera também que seja possível concretizar a residência autónoma, um “sonho” que o presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, garantiu que o município vai apoiar.

“A residência autónoma será alcançada o mais breve possível. Cá estaremos para apoiar”, assegurou o autarca, sublinhando que a autarquia pretender “estar à altura dos desafios” lançados pela associação. “Este é um dia de felicidade e alegria, são muitos anos com apoio a muita gente. É assim que construímos comunidade”, enalteceu Frederico Castro.

PRESIDENTE AGREGADOR E MOBILIZADOR

As restantes intervenções valorizaram muito o papel desempenhado por Domingos Silva na presidência da AADVDB, enquanto elemento “agregador e mobilizador”, como salientou a presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação. “Seremos o palco das vossas ambições”, assegurou Sónia Esperto, que prometeu apoio para o CAVI.

Para o presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) de Braga, padre José Antunes, a associação “transformou vidas, com humanidade”, representando “o melhor do setor social”. Esse foi também uma ideia enfatizada pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, que reconheceu o “trabalho notório” desenvolvido pela AADVDB.

“O bem faz sempre bem e a fé move montanhas. Não vemos apenas com os olhos da cara, mas também com os olhos do coração”, afirmou o arcebispo.

Entre as várias iniciativas que constam do seu plano de atividades para 2026, a AADVDB vai organizar um seminário sobre vida independente (04 de maio) e um fórum sobre futebol (data a definir).



















Fonte: oamarense.pt                      Link: https://oamarense.pt/associacao-de-apoio-aos-deficientes-visuais-do-distrito-de-braga-celebra-30-anos-e-quer-residencia-autonoma-como-prenda/
"A justiça é o freio da humanidade."
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo