iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Linha de apoio no âmbito das doenças raras  (Lida 3004 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Linha de apoio no âmbito das doenças raras

no dia 23 de Fevereiro de 2017

Com inspiração no projeto português, também no Brasil já está disponível a LINHA RARA, a primeira linha de apoio brasileira para as doenças raras, que surge de uma parceria entre o Instituto da Criança das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, da Raríssimas Portugal, da Raríssimas Brasil e do Instituto Vidas Raras.

Esta linha, sediada assim no hospital de oncologia pediátrico, pretende ser uma plataforma de apoio e informação, que se propõe a escutar, informar, aconselhar e encaminhar corretamente os portadores de doenças raras e os seus familiares, profissionais de saúde, estudantes, professores e o público em geral. O objetivo é promover, um acompanhamento integrado e multidisciplinar e prevenir recorrência em doenças hereditárias, de elevada incidência neste país.

Em Portugal, a Linha Rara nasceu em 2009 e atendeu até hoje 12 358 pedidos de apoio, cerca de 45 por semana, com as mais variadas questões, desde dúvidas sobre diagnósticos e medicamentos, informação sobre patologias raras, ensaios clínicos e comunidade de doentes. Esta é uma linha que tem prestado um grande apoio estes doentes, através da fácil disponibilizando informação.

Segundo Paula Brito e Costa, Presidente da Raríssimas Portugal, “A LINHA RARA no Brasil beneficia de todo o know-how de atendimento realizado em Portugal, pelo que acreditamos que será um projeto muito importante, principalmente se tivermos em consideração a extensão do território brasileiro e, logicamente, o difícil acesso físico à informação e cuidados de saúde. É com grande orgulho que vemos um projeto português, aliás premiado a nível europeu por 2 anos consecutivos, ser replicado no Brasil, reforçando a estreita colaboração entre os países. Se há coisa de que Portugal se pode orgulhar, é de exportar alto conhecimento para países que falam a mesma língua, e foi o caso!”

Sobre a Raríssimas:

A RARÍSSIMAS – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras – foi fundada em abril de 2002, com a missão de apoiar doentes, famílias, amigos de sempre e de agora que convivem de perto com as doenças raras.

 

Com sede em Lisboa, as delegações Norte (Maia), Viseu, Algarve, Pico (Açores) e Madeira,  e a Casa dos Marcos (Moita), a Raríssimas é, hoje, uma associação com elevado reconhecimento nacional e internacional e continua a lutar pelos mesmos objetivos estratégicos: Promover a divulgação, informação e sensibilização pública sobre as Doenças Raras a nível nacional e internacional, nomeadamente em países em vias de desenvolvimento (PED); Promover a gestão integrada do doente com Doença Rara; Promover uma diferenciação positiva no diagnóstico, referenciação, tratamento e acompanhamento dos doentes com Doenças Raras; Promover o conhecimento e a aquisição de competências na área das Doenças Raras; Promover, desenvolver e participar em programas e projetos de cariz social nos países em vias de desenvolvimento; Promover, desenvolver e participar em projetos de investigação transnacional e básica, no âmbito das Doenças Raras; Prestar apoio domiciliário ao portador de Doença Rara e família, e estabelecer parcerias nacionais e internacionais.


Fonte: PCD
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo