Núcleo de Inclusão: Inclusividade da Inteligência Artificial em debate
O Digital&Personal TRAINsformation – A ride to inclusivivity vai receber em Guimarães, de 11 a 17 de março, 33 jovens oriundos de 10 países – Portugal, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Hungria, Itália, Lituânia, Malta e Turquia – para trabalhar os tópicos relacionados com as tecnologias e a inteligência artificial para a comunicação, enquanto ferramentas promotoras da inclusividade em contextos de educação não-formal.
Este projeto é financiado pelo programa Erasmus+ e focado na capacitação de jovens, educadores e coordenadores de projetos mas o evento pretende também garantir a presença de vários convidados durante esta semana com o intuito de aprofundar a reflexão realizada sobre estes tópicos tão atuais e pertinentes.
Durante esta semana os participantes nesta mobilidade de jovens terão oportunidade de conhecer a visão sobre este assunto de várias pessoas, nomeadamente, uma especialista em sustentabilidade e comunicação, que é também conhecedora da realidade da inclusão e da educação, Fátima Rato. O diretor da revista Shifter, João Gabriel Ribeiro, vai apresentar este projeto editorial e a edição completa que dedicou ao tema da Inteligência Artificial. Será apresentado ainda o trabalho da professora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Carla Freire, e o respetivo conhecimento sobre IA na área da inclusão das pessoas com deficiência visual. A experiência de Andreia Matos na área das tecnologias para a comunicação através do software que desenvolveu Smile-Access, a de Nuno Cachada enquanto músico e professor e a de Thaís Eleotério enquanto aluna e arquiteta são outras importantes perspetivas a dar a conhecer para que os 33 participantes tenham uma noção abrangente sobre a proposta de atividade deste projeto de Erasmus+.