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Medidas de caráter extraordinário e temporário para apoio imediato aos trabalhadores e empresas - In
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Tópico: Medidas de caráter extraordinário e temporário para apoio imediato aos trabalhadores e empresas - In (Lida 4821 vezes)
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AREZ
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Tem deficiência: S/ ident.
Medidas de caráter extraordinário e temporário para apoio imediato aos trabalhadores e empresas - In
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em:
17/03/2020, 21:55 »
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1 - APOIO EXTRAORDINÁRIO À MANUTENÇÃO DE CONTRATO DE TRABALHO EM SITUAÇÃO DE CRISE EMPRESARIAL
O QUE É?
É um apoio financeiro por trabalhador, atribuído à empresa, destinado exclusivamente ao pagamento de remunerações.
QUEM TEM DIREITO?
Empresa em situação de crise empresarial, considerada como tal nos seguintes casos:
Paragem total da atividade da empresa, ou estabelecimento que resulte da intermitência ou interrupção das cadeias de abastecimento globais ou da suspensão ou cancelamento de encomendas;
A quebra abrupta e acentuada de, pelo menos, 40% da faturação, com referência ao período homólogo de 3 meses, ou, para quem tenha iniciado a atividade há menos de 12 meses à média desse período.
REQUISITO DE ACESSO
Situação contributiva regularizada da empresa perante a Segurança Social e a Autoridade Tributária e Aduaneira.
PROCEDIMENTOS DO EMPREGADOR
a) O empregador tem obrigação de comunicar por escrito, aos trabalhadores abrangidos, a decisão de requerer à Segurança Social o apoio extraordinário à manutenção dos postos de trabalho, e informar o prazo previsível da interrupção da atividade, ouvidos os delegados sindicais e comissões de trabalhadores, quando existam.
b) O empregador remete o requerimento, através de e-mail, ao Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM (de empresas ou de estabelecimento na RAM), acompanhado dos seguintes documentos:
Declaração da entidade empregadora justificativa da crise empresarial;
Certidão do contabilista certificado da empresa, que ateste a existência de crise empresarial;
Certidão da Autoridade Tributária e Aduaneira comprovativa da Situação Regularizada;
Declaração de Situação Contributiva Regularizada da Segurança Social;
Listagem nominativa e Número de Identificação de Segurança Social (NISS) dos trabalhadores abrangidos.
DIREITO DOS TRABALHADORES
O trabalhador aufere no mínimo uma compensação retributiva mensal igual a dois terços do seu salário normal ilíquido, com garantia de um valor mínimo igual à Remuneração Mínima Regional Mensal Garantida e um valor máximo igual a três vezes a Remuneração Mínima Regional Mensal Garantida (correspondente ao valor de 1.952,64 €).
A Segurança Social comparticipa com 70% (que entrega à entidade empregadora) e a entidade empregadora com o remanescente.
DURAÇÃO DA MEDIDA
Um mês, excecionalmente prorrogável mensalmente após avaliação, até um limite máximo de 6 meses.
FISCALIZAÇÃO
As entidades beneficiárias do apoio podem ser fiscalizadas em qualquer momento, devendo comprovar os factos em que se baseia o pedido.
A existência de situação de crise empresarial será objeto de inspeção posterior.
2 - ISENÇÃO TEMPORÁRIA DO PAGAMENTO DE CONTRIBUIÇÕES PARA A SEGURANÇA SOCIAL
2.1 ENTIDADES EMPREGADORAS
As entidades empregadoras no âmbito das medidas previstas na presente portaria também têm direito à isenção do pagamento das contribuições à Segurança Social a cargo da entidade empregadora, relativamente aos seus trabalhadores e membros dos órgãos estatutários, durante o período de vigência das mesmas, a qual é reconhecida oficiosamente.
As entidades empregadoras entregam as declarações de remunerações autónomas relativas aos trabalhadores abrangidos e efetuam o pagamento das respetivas quotizações, na parte que somente diz respeito ao trabalhador, ou seja, 11%.
2.2 TRABALHADORES INDEPENDENTES
O direito à isenção também é aplicável aos trabalhadores independentes, mantendo-se, todavia, a obrigação de entrega da declaração trimestral.
3 - INCUMPRIMENTO E RESTITUIÇÃO DO APOIO
O incumprimento de deveres e prestação de falsas declarações determinam a cessação / restituição do apoio e isenção.
4 - CONTACTOS
Para mais esclarecimentos queira contactar os serviços do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM através dos seguintes meios:
E-mail:
ISSMadeira-LayoffExtraordinario@seg-social.pt
;
Contacto:
291 205 125
.
IMPORTANTE:
Os pedidos devem ser remetidos à Segurança Social exclusivamente através do e-mail
:
ISSMadeira-LayoffExtraordinario@seg-social.pt
.
Consulte o Portal da Segurança Social - www-seg-social.pt.
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