Deficiente-Fórum
..:: Deficiente-Forum - Inclusão Social ::.. Responsável Ana-S => Duvidas & Ajudas => Tópico iniciado por: Kaosxxi em 12/09/2019, 14:00
-
Boa tarde tendo uma incapacidade permanente de 60% e sem se ter feito descontos para a segurança social pode se ter acesso à pensão de invalidez do regime geral da segurança social?
-
Boa tarde,
Sem contribuições penso que não... mas se trabalhas e não tens mais nenhum rendimento, tens direito a totalidade da PSI cerca de 273€
De qualquer das formas mesmo é passares num balcão da segurança social
Xau, boa sorte
Nandito
p.s diz-me uma coisa que idade tens?, tens mais de 55 anos? o teu grau de incapacidade foi requerido antes ou depois dos 55 anos?
-
Não pode.
O prazo de garantia para atribuição da pensão de:
invalidez relativa - 5 anos civis, seguidos ou interpolados, com registo de remunerações (invalidez relativa)
invalidez absoluta - 3 anos civis, seguidos ou interpolados, com registo de remunerações
beneficiário abrangido pelo seguro social voluntário - 72 meses com registo de remunerações.
Resta-lhe a PSI que tal como o Nandito disse, tem um valor base de 273€.
-
Tenho 36 a incapacidade foi requerida no ano passado.
-
Tenho 36 a incapacidade foi requerida no ano passado.
Ok obrigado... era só porque se tivesse mais do que 55 anos e o grau de incapacidade fosse adquirido após esta idade
já não teria direito á PSI.
Qualquer duvida que persista não hesite em nos colocar aqui ok
Boa sorte e cumpts.
Nandito
-
Aproveitando este tópico pergunto o seguinte.Ao pedir a reforma por invalidez a carta de condução é retirada?
-
Claro que não. Até tens as regalias do costume. :palmas2:
-
Aproveitando este tópico pergunto o seguinte.Ao pedir a reforma por invalidez a carta de condução é retirada?
A carta não é retirada mas se a invalidez provocar algumas restrições para conduzir, vai precisar inclui-las na carta de condução.