Sim claro, quando houver novidades venho cá divulgar 😉
Boa tarde,
(Em primeiro lugar, peço desculpa por me estar a intrometer no seu tópico.) Mas já obteve alguma resposta por parte da Segurança Social?
A minha mulher está numa situação mais ou menos parecida com a sua. Ela pediu a reforma de velhice através do site da Segurança Social em junho passado.
Na altura, ela ainda não tinha a idade legal (66 anos e 4 meses). Atingiu essa idade este mês de setembro. Ela recebe a PSI (Prestação Social para a Inclusão), componente base, desde 2018, e parece que vai continuar a recebê-la, pois no site da Segurança Social Direta já está a pagamento o valor relativo ao mês de setembro.
Ela já questionou a Segurança Social, através do formulário interno da SSD, denominado e-Clic, sobre quando é que vai receber a reforma de velhice. O que consta na exposição feita à Segurança Social é que o processo "continua em análise", portanto, ainda sem resposta para já. Ela tem 16 anos de descontos, logo penso que terá direito à pensão de velhice. Neste caso, como é casada, perderá o direito a receber a PSI devido aos meus rendimentos.
Por outro lado, eu também pedi a pensão de invalidez em junho passado, porque tenho alguns problemas na coluna cervical, e essa situação era incompatível com o trabalho que tinha. Continuei a trabalhar até finais de agosto, quando a minha pensão de invalidez foi deferida. O meu contrato com a minha entidade empregadora terminou a 1 de setembro, por me ter sido atribuída a pensão de invalidez. Passo a receber 390€ mensais a partir de outubro de 2024. Não haverá direito a retroativos até finais de agosto, pois continuei a trabalhar.
Será que a minha situação pode de alguma maneira estar a atrasar o processo da minha mulher?
Agradeço antecipadamente alguma ajuda nesta situação.
Cumprimentos