iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

TotalMobility
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Transporte para o hospital  (Lida 142 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline MMartins

Transporte para o hospital
« em: 30/09/2020, 23:53 »
Caros membros e visitantes, gostava de colocar à vossa consideração o seguinte:

Sou paraplégico, 59 anos, com o avançar da idade as questões de saúde complicam-se, e as complicações  - por pequenas que sejam – somam-se e depois multiplicam-se e dificultam-nos a vida tremendamente.

Um quisto sebáceo que tinha num testículo há anos e que a conselho médico fui deixando para trás, porque nem estorvava nem incomodava, resolveu dar-me trabalho. Inchou, infectou, rebentou, provocou-me febre, purgava sangue e pus … e, por isso, carecia de procedimentos cirúrgicos que iam para além dos recursos existentes na minha extensão de saúde e médico de família.
Por isso, contactei o SNS24 que me recomendou a apresentação nos serviços de urgência de um hospital (pois que embora não fosse uma situação emergente a marcação de uma consulta não era aqui uma opção válida), indicando-me um estabelecimento hospitalar em concreto e informando-me inclusivamente que esse ficaria a partir desse momento ao corrente da minha situação e aguardando a minha apresentação.

Atendendo às minhas dificuldades de mobilidade, bem como à natureza e localização da infeção – num testículo, recordo - , informei que não poderia ser eu a deslocar-me sentado e muito menos a conduzir, pelo que achava que o melhor seria ser transportado deitado, em maca, para evitar mais danos e pressões nas transferências, das quais terá resultado a infeção, tendo recebido total concordância da parte da Sr.ª Enfermeira que me atendeu tendo essa me fornecido de imediato o contacto da corporação de bombeiros mais próxima.

Estava, confesso, impressionado com a resposta. Hospital informado, alegadamente estaria até à minha espera; bombeiros informados e a aguardar o meu contacto para agendamento. Realmente, pensei, melhor não se pode exigir.
Compareceram cá em casa os bombeiros à hora combinada, vieram buscar-me à cama, levaram-me ao hospital, trataram-me das burocracias iniciais, registo de entrada, depois foram-me lá buscar; fui sempre tratado e atendido por profissionais competentes e dedicados… não fossem as mais de 10 horas de espera e diria que tudo tinha corrido às “mil maravilhas”.

Mas, eis senão quando, cerca de duas semanas depois me aparece na caixa do correio uma carta da corporação de bombeiros em causa contendo uma factura num montante próximo dos €100,00 (cem euros) porque alegadamente não se tratou de um transporte de emergência. Telefonei e disseram-me que é assim, terei de pagar, porque à entrada me foi atribuída uma pulseira verde. Mas é claro que não era uma emergência, fiz sempre questão de o dizer a todos os que contactei, Saude24 e Bombeiros – se o não fosse não seria tão parvo a ponto de não telefonar directamente para o 112.

Agora pergunto-vos: se uma pessoa paraplégica, com um quisto aberto e purgando, na zona que mencionei, não se sentindo cómoda ou em condições de viajar sentada, não tem direito a ajuda ou facilidades de transporte quem é que a elas terá direito?
Enfim, ouço falar de facilidades para aqui e para ali, mas pela minha parte quando preciso só vejo obstáculos e só levo pontapés. Há sempre um empecilho, mais um empecilho.
Obrigado, desculpem o desabafo, mas fico desde já muito agradecido a quem me puder ajudar com conselhos ou dicas sobre o assunto. É com tanta gente a viajar e a viver à pala das deficiências e dos deficientes não tenho mesmo vontade nenhuma de pagar aquela factura.

Saúde e bem-hajam.
MMartins   
« Última modificação: 30/09/2020, 23:56 por MMartins »
Manuel Martins
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel

Online migel

Re: Transporte para o hospital
« Responder #1 em: 01/10/2020, 09:15 »
 

Offline MMartins

Re: Transporte para o hospital
« Responder #2 em: 01/10/2020, 13:26 »
Obrigado.
Manuel Martins
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo