São inúmeros os recursos didáticos que podem ser utilizados na educação de surdos. O aspecto que faz a diferença é, sem dúvida, a criatividade do professor.
Muitos recursos surgem no dia-a-dia, quando o professor se vê diante de uma situação em que se faz necessário algum apoio material para que consiga alcançar, de forma eficaz, a compreensão da criança, ou para que a mesma consiga acessar o conhecimento de forma plena. Muitos destes recursos não estão aí, prontos para serem adquiridos, precisam ser confeccionados, precisam ser criados.
É bastante comum encontrar professores da área angustiados com esta “falta de material” e, justamente por isso, é tão importante a troca de idéias entre os profissionais, o registro e a divulgação destes recursos, seja em encontros pedagógicos, seja via internet ou através de manuais ou livros.
cada situação de aula exigirá um material diferente e cada profissional precisará explorar sua própria iniciativa, criatividade e habilidades para “inventar” o recurso adequado à sua realidade naquele determinado momento. O que se pretende é repartir algumas idéias de materiais já utilizados no trabalho com surdos (alguns
também utilizados com ouvintes) e com bons resultados no ensino do Português.
Serão apresentados a seguir alguns recursos, com a descrição dos mesmos e algumas sugestões de como aproveita-los para o ensino da Língua Portuguesa:
a) FICHÁRIO
Descrição do material[/b]
* Consiste em uma caixa repleta de fichas padronizadas, com figura e palavra, de tudo o que se possa imaginar, que pode ser utilizada em qualquer momento de aula, ou de conversa, ou de brincadeira, com o intuito de mostrar à criança “o nome das coisas” em português ou, ao contrário, o que determinada palavra representa.
* Caixa: não deve ser muito pequena para que, ao longo do trabalho, novas fichas possam ser acrescentadas. Sugestão: 50cm X 25cm. Deve ser de material resistente pois será manuseada com freqüência.
* Fichas: confeccionadas em papel cartão ou folhas de desenho, brancas, com tamanho mínimo de 20cm X 15cm. Se possível que sejam plastificadas.
É claro que estas sugestões são para que se torne um material durável e permanente mas, na impossibilidade de confeccioná-lo desta forma, usa-se o material que tiver disponível.
* Figuras: devem ser escolhidas figuras claras, bem nítidas e não muito pequenas, devem ser também o mais próximo possível da realidade, portanto figuras recortadas de revistas, jornais, fotos,... devendo-se evitar
o desenho. Também precisam ser figuras “limpas”, que não apresentem elementos que possam desviar ou confundir a atenção, por exemplo: ficha de cavalo – pode ter mais de um cavalo, de diferentes raças e
tamanhos, porém sem pessoas montadas ou outros animais próximos (pássaros, borboletas,...).
* Palavras: podem ser colocadas na ficha de formas diferentes: escrita só com letra bastão ou escrita com letra bastão e cursiva; escrita abaixo da figura, escrita atrás da ficha ou escrita num cartão à parte colocado
junto com a ela, possibilitando assim utilizar a ficha em atividades que não exijam o apoio escrito.
* As fichas podem ser organizadas na caixa por ordem alfabética ou por classificação (alimento, vestuário, lugares, profissões, partes do corpo,...)
* O fichário pode ser utilizado em diversos trabalhos e situações, portanto deve estar num local de fácil acesso como numa estante, ou sobre a mesa do professor. As crianças também podem e devem manuseá-lo livremente,
sendo assim estimuladas a desenvolver o hábito de, por iniciativa própria, buscar e ampliar seu conhecimento da língua portuguesa.
Sugestões de uso:– Apresentar palavras novas;
– Relacionar sinais feitos pela criança à figura ou palavra correspondente, quando haja dúvida ou dificuldade de compreensão neste sentido;
– Brincar com o fichário, por exemplo: procurar figuras que comecem com a letra sugerida pelo professor ou pelo colega em alfabeto manual; organizar figuras conforme sejam escritas (por ordem alfabética, ou por
quantidade de letras ou sílabas, ou que comecem com a mesma letra, ou que usem a mesma configuração de mão...); organizar figuras por classes de palavras, onde você mostra, por exemplo, um cartão escrito
BRINQUEDOS e as crianças têm que escolher entre várias fichas só as que fazem parte deste conjunto; escolher uma figura e ter que representa-la somente utilizando o corpo através de postura, expressão facial
ou mímica;...
– Fixar vocabulários: mostrar uma palavra para procurar a figura correspondente, ou mostrar a figura para escrever a palavra
– Escolher 2 ou 3 fichas para a criança escrever algo utilizando todas elas. Exemplo: “bola-casa-menina” – “A menina tem uma bola em casa.”