Turma de AEE desenha ‘Liga da Inclusão’ para reforçar importância da diversidade na escolapor Anderson Gomes dos Santos 11 de janeiro de 2023Que tal propor aos alunos a criação de super-heróis reais, que defendem o planeta e a causa das pessoas com deficiência? Essa é a proposta da “Liga da Inclusão”, criada em 2022 com a turma de AEE (Atendimento Educacional Especializado) da Escola Estadual Graciliano Ramos, localizada em Palmeira dos Índios, no agreste de Alagoas.
A escola é de ensino médio e conta com 350 alunos, sendo 10 estudantes com deficiência. Os estudantes que atendo no AEE são cinco, com idades entre 15 a 18 anos. Durante os atendimentos na sala de recursos multifuncionais, surgiu a necessidade e a vontade de reunir arte e ciências no formato de histórias em quadrinhos e, nelas, retratar personagens que lutam por uma sociedade inclusiva e sustentável.
Personagens criados pela turma da AEE/DivulgaçãoTanto a arte quanto a ciência são importantes para as vivências na educação especial. Ambas funcionam como instrumentos que fortalecem a proposta de trabalho dentro da pedagogia de projetos no espaço da sala de recursos. Trabalhamos com práticas que buscam reforçar o engajamento, o protagonismo e a participação autônoma de nossos estudantes.
Uma dica: antes de tudo, é necessário conhecer as áreas de interesse dos alunos. Durante três meses, fizemos oficinas para decidir quem seriam os personagens. Um primeiro passo foi levar para a classe quadrinhos de diversos formatos, dos mais antigos aos mais atuais (como mangá, por exemplo). É preciso entender qual a relação deles com as HQs e em que momento da vida isso aconteceu.
No AEE, é importante dialogar com os estudantes sobre o
Projeto de Vida, compreender também esse aspecto. É um um ponto fundamental nos atendimentos, pois podemos visualizar as áreas de interesse, perspectivas e sonhos dos estudantes e relacioná-los com a criação dos personagens.
Inicialmente, cada aluno criou um personagem baseado em seus interesses e gostos pessoais. Notei que a turma aderiu rapidamente à proposta: a atividade é super estimulante e provoca a criatividade da turma.
Um dos alunos, o Gabriel Firmino, de 18 anos, já é escritor. Ele é autista e adora histórias de ficção. A proposta de construir os quadrinhos coletivamente foi um desafio interessante para ele, que participou ativamente, apresentando várias ideias. Neste ano, inclusive, teremos um momento de lançamento das histórias que o Gabriel escreve.
Gabriel criou o Camilo, um jovem que teve um experimento alienígena após uma explosão. Muito inteligente, passa a ter movimentos rápidos e, quando recebe os superpoderes, transforma-se no Autaalien.
Seu colega, Eduardo, de 18 anos, deu vida ao personagem Nelson, um menino surdo que gosta de jogar videogame e defender a natureza.
Outro estudante, o Jamerson, adora skate. Ele desenhou o Capitão Elástico, chamado Andrey. Cego de um olho, o personagem é filho de um cientista famoso, que mora com seus dois irmãos, gosta de andar de skate e tem superpoderes e elasticidade.
Professor Anderson em aula na sala de recursos. Crédito: Arquivo pessoalOs desenhos são feitos em rascunho pelos estudantes; neles, eles esboçam as ideias iniciais. A Márcia Emanuelle, nossa aluna e ilustradora, utiliza a mesa digitalizadora para finalizá-los. Os desenhos são feitos com base nas características que já foram pensadas e escritas por cada autor.
Além do material de apoio (como computadores, cadernos para escrita e desenho), usamos aplicativos de design para aprimorar os personagens. Utilizamos o Canva para fazer os cards gerais e, para os desenhos dos personagens, diversos aplicativos podem apoiar a finalização, como: Photoshop, Illustrator, Krita (aplicativo de pintura digital), Corel Painter, Caderno de Esboços e Rebelar.
Fonte: porvir.org Link:
https://porvir.org/turma-de-aee-desenha-liga-da-inclusao-para-reforcar-importancia-da-diversidade-na-escola/