iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Ortopediareal
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: VI Seminário de Educação dá destaque às necessidades educativas especiais  (Lida 31 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

VI Seminário de Educação dá destaque às necessidades educativas especiais

Eduardo Marçal Grilo, Mário Cordeiro, Pepe Menéndez e David Justino sãos alguns dos nomes que em destaque
Erica Franco /
Câmara de Lobos /
08 Mai 2019 / 16:14 H.



    VI Seminário de Educação dá destaque às necessidades educativas especiais
    O ‘VI Seminário de Educação’ decorre, nos dias 9, 10 e 11 de Maio, no Museu de Imprensa da Madeira.

A partir de amanhã (dia 9 de Maio) e até ao próximo sábado (dia 11), o ‘VI Seminário de Educação’, evento regional de reflexão e aprendizagem sobre as problemáticas da Educação. O evento decorrerá no Museu de Imprensa da Madeira e terá como tema ‘A Escola do Século XXI: Desafios e Potencialidades’.

A sessão de abertura decorrerá, pelas 9h15, contando com a intervenção do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, do Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, e do Presidente da Assembleia Municipal, Manuel Pedro de Freitas.

Na edição do presente ano, o seminário dará destaque ao tema das necessidades educativas especiais, nomeadamente as dificuldades de aprendizagem, pelos desafios que colocam e pela dimensão que ocupam nas famílias e nas escolas.

Numa parceria com a Qualconsoante – Disclínica, o Seminário de Educação incorporará o II.º Seminário Internacional ‘Em Dificuldades de Aprendizagem’, onde serão dinamizados workshops práticos.

De acordo com Sónia Pereira, vice-presidente e vereadora de Educação, Juventude e Ambiente, “o intuito deste Seminário não é encontrar soluções, mas criar um espaço de debate e reflexão, promovendo-se a construção de um sistema educativo mais justo, solidário e inclusivo, correspondendo aos desafios e potencialidades da Escola do século XXI”.

Neste sentido, a iniciativa traz à Madeira grandes nomes do panorama regional, nacional e internacional, tais como: os ex-ministros da Educação, Marçal Grilo e David Justino, o pediatra, professor aposentado de Pediatria e de Saúde Pública e escritor, Mário Cordeiro e o ex-jornalista e o professor de Literatura Espanhola, Pepe Menéndez.

No âmbito do II Seminário ‘Em Dificuldades de Aprendizagem’, cuja dinamização está a cargo da Qualconsoante – Disclínica, serão abordados temas como: ‘Autismo e PHDA’, por Luiz Rodhe, ‘Leitura: Gosto ou Necessidade?’, por Vítor Cruz e ‘Mitos e Realidades na Dislexia’, por Sílvia Ciasca.

De acordo com Priscila Pinto “pretende-se assim, a partilha de conhecimentos científicos sobre as Dificuldades e os processos de ajuda e orientação, contribuir para o processo de inclusão através do debate coerente sobre a temática em foco, reunir profissionais da área da Educação e da Saúde para o confronto saudável de novas ideias e possibilitar a troca de experiências na abordagem do tema, nos mais diversos contextos”.

Já no dia 11 de Maio terão lugar sete cursos, onde serão trabalhadas as seguintes temáticas: ‘Como adaptar provas para alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas’; ‘Programa de Estimulação para alunos com TDAH’; ‘Programa de Estimulação Cognitiva e de Funções Executivas’; ‘Intervenção em Dislexia e Discalculia’; ‘Intervenção na Linguagem em contexto clínico e pedagógico’; ‘Como trabalhar com um aluno com perturbação do processamento auditivo e Estratégias de Intervenção na Escrita’. Estes cursos serão orientados por profissionais da Qualconsoante - Disclínica que desenvolvem as suas actividades em diversas áreas, nomeadamente terapia da fala, neuropsicologia, psicologia e reabilitação psicomotora.

Na edição deste ano serão ainda proporcionadas actividades destinadas aos filhos dos participantes neste evento, com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos, que terão lugar na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos ao longo dos três dias, bem como rastreios auditivos gratuitos para as crianças e jovens, que serão efectuados no dia 11 de Maio no período da tarde.


DNnoticias
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo